25 novembro 2010

Sobre a polêmica do desfile de sunga na FAETEC

Alguns já devem estar sabendo do incidente do desfile do "Garoto Primavera", que ocorreu na escola onde leciono. Senão, conto o fato, e tentarei somente informar, não transparecer (ainda) a minha opinião. Vamos lá:

Em outubro sempre temos a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e esse ano foi na semana de 25 a 28 de outubro de 2010. Durante a feira, no dia 28 (quinta-feira), ocorreu uma festa, na qual os alunos, mesmo os menores de idade, se exibiram de sunga para a escolha do “Garoto Primavera”. O evento ocorreu na escola onde trabalho, que parte da rede FAETEC: A ETER, em Quintino.

Alguns pais reclamaram, assim como alguns estudantes, conforme pode ser visto nessa reportagem veiculada pelo SBT (link aqui). É verdade que alguns alunos (masculino) gostaram da idéia e elogiaram a iniciativa. As alunas (feminino) também iriam desfilar (de biquini), mas ficaram envergonhadas e não foram. No vídeo que foi veiculado na 4a passada, 17 de novembro, mostrou cenas de um vídeo que foi veiculado no Youtube (tem um vídeo reunindo todos, coloquei aí embaixo). Na verdade foram 4 vídeos, e as cenas divulgadas são do primeiro deles.



No evento, os alunos subiram ao palco para mostrar o corpo. Depois, todos dançaram. Alguns foram meio desajeitados, outros se desinibiram, e como vocês podem ver no vídeo. Teve um, inclusive, que entrou com algo como uma tromba de elefante amarrado na cintura, o que dá a entender que... Ah, vocês podem imaginar. Outro pintou no próprio corpo (negro) uma seta branca, apontando para... Baixo.

Um aluno disse que a ETER é uma escola, não é um show de striptease. Mas houve quem defendeu o fato, dizendo que ninguém foi obrigado a participar, e que a polêmica é desnecessária. A FAETEC informou que abriu uma sindicância no dia 5 de novembro, e o diretor não tinha sido afastado de sua função.

Matérias foram publicadas nos seguintes veículos, além do SBT (já citado acima): RJTV,  jornal Extra, jornal Expresso, G1 (tudo grupo Globo), CBN Rio e Band News Fluminense FM  (não achei o link das duas últimas).


Vamos a alguns esclarecimentos:

  • O desfile ocorria desde não sei quando no teatro do complexo de Quintino. Só que, como o teatro está em obras, foi feito na escola. Eu mesmo, como professor, nunca soube desses desfiles, e creio eu, a maioria dos professores.
  • O diretor alega que foi idéia dos alunos, conforme vídeo exibido no jornal Extra e feito com ele na sala da direção.
  • Segundo o diretor, o desfile também tem caráter educacional, de informar o perigo do uso de anabolizantes para alunos praticantes de musculação.
  • A unidade onde trabalho (ETER) tem 3625 alunos, ou algo bem próximo disso.
  • O espaço onde isso ocorreu foi exatamente embaixo do corredor da informática, onde ficam os laboratórios do curso técnico de processamento de dados: Entrou na escola, segue até atravessar a porta, e vire à direita. Ali fica o Grêmio Estudantil, e o palco (que teve direito a uma performance de um DJ, uso de máquina de gelo seco, entre outras coisas) com todo o fato ocorreu lá.
  • Eu não assisti tal exibição, apesar de estar na escola naquele horário. Eu estava trabalhando na sala da rede.
  • O diretor foi afastado a partir de ontem (22 de novembro), depois que a matéria surgiu no noticiário ligado ao grupo Globo. A matéria do SBT foi veiculada 5 dias antes, em rede nacional, e nada mudou quanto ao diretor na escola.
  • Eu vi o vídeo no início do mês de novembro, logo estava no ar há algum tempo.
  • A escola está passando por um período de eleições, onde há 2 chapas concorrendo: A chapa da situação, encabeçada pelo atual Diretor-Técnico, prof. Duarte (Eletrônica), com o atual diretor como Diretor Adjunto. A outra chapa, da oposição, é encabeçada pelo prof. Sidney (Telecomunicações), com o atual coordenador de informática como Diretor Adjunto. As votações começaram no dia 22 de novembro e encerram-se no dia 24 de novembro, ou seja: Amanhã.
  • Não é segredo que eu sou partidário da chapa de oposição à atual equipe da direção da escola.
  • Também não é segredo para ninguém que o atual diretor, democraticamente eleito, e o atual coordenador de informática (também democraticamente eleito) não se gostam, embora se respeitem na medida do possível.
  • Não acredito que a chapa de oposição foi quem veiculou o vídeo, com o objetivo de denegrir a atual direção. Conheço-os há anos (não é de agora), e sempre vi neles servidores honrados, dedicados e dispostos a fazer um bom trabalho como profissionais do ensino.
  • O atual diretor foi eleito e reeleito, mas em maio foi executado um pleito na escola, onde foi votada a saída dele e de toda a sua equipe, devido à insatisfação que havia por ocasião com a atual administração. Tudo foi motivado a partir da devolução à FAETEC de duas inspetoras, que protestaram e a FAETEC mandou reincorporá-las ao quadro de funcionários. A FAETEC não removeu-o, assim como toda a sua equipe, por não querer nomear um interventor, e não haver quem quisesse assumir a direção da escola naquele momento.
  • Os 71 comentários do vídeo (até então) dividem-se entre gente falando que isso é "falso moralismo", até pessoas dizendo que é uma vergonha isso ocorrer numa instituição de ensino. Até bullying foi relacionado nos comentários, e espirrou até para o presidente da República, que não tem nada a ver com isso.
Bem, comentários meus virão num próximo post.

Marcadores: , , ,