24 março 2004

A Paixão de Cristo

Eu vou ver o filme, e depois vou comentá-lo. Mas há algumas premissas q não estão levando em conta:

  • O Mel Gibson, independente de ser católico ultraortodoxo, disse q escreveu o roteiro o mais fiel possível da leitura dos Evangelhos. Sim, os Evangelhos não podem ser considerados relatos históricos (foram escritos DEPOIS do fato; 2 deles, por observadores - Mateus e João, e outros 2 por pessoas q ouviram falar, como Marcos e Lucas). Mas não há outros relatos históricos da época, além dos Evangelhos. Além da citação de Jesus Cristo no livro de Flávio Josefo (A História dos Judeus), não há.
  • Mas há muuuuuuuitos pergaminhos, fragmentos e pedaços de Novo Testamento de origens diversas q trazem o mesmo texto, em grego, latim e aramaico. Logo, há referências históricas até d+ (não tenho o site p/ comprovar, mas procure pelo Museu da Bíblia, em Israel).
  • Judeu ortodoxo do partido dos fariseus na época era tão radical ou mais do que um muçulmano xiita de hoje em dia. Logo, a fúria deles contra Jesus Cristo está dentro do "aceitável".
  • Romanos nunca foram conhecidos como doces ou sutis. Um povo q fazia da carnificina um espetáculo (Coliseu e "Gladiador" q o digam), não é exagero dizer q Cristo realmente sofreu aquilo tudo.
  • Os Evangelhos são claros: Cristo foi açoitado, esbofeteado, teve o lado estocado por uma lança, bebeu vinagre, foi crucificado (inclusive foi no punho, não na palma da mão, mas esse papo de cravos fica p/ outro post) e padeceu muito. Isso está claro, eu sei desde a minha primeira leitura dos Evangelhos, aos 7, 8 anos de idade.
  • Logo, se ele resolveu escancarar a violência c/ q Cristo sofreu, tudo bem. Ele não está mentindo, segundo uma leitura dos livros. Agora, que é forte, isso é. Se ele está tentando ser realista,talvez ele tenha "carregado nas tintas". Talvez. Mas dizer que ele não sofreu, é mentira.
  • Ele não é anti-semita, eu não vou por o pé na frente do primeiro judeu que encontrar na rua (Judeu também exagera, não admite que errou, diacho?). Cristo morreu mas se fizermos a leitura dos mesmos (pegue João 16 em diante), veremos que Cristo deixou-se morrer. Entregou-se à morte. Tem um trecho q está bem claro, Ele fala p/ Pilatos isso. Logo, se fossem marcianos, Ele teria feito igual. Além do mais, vergonhosa mesmo foi a atitude dos cristãos nas Cruzadas, alguns séculos depois. Isso sim merecia (e eu acho q houve) um pedido de desculpas da Igreja Católica para com a comunidade islâmica.

Depois que eu ver o filme, comento-o (acho que vou ver sozinho, Cátia não está querendo ver por ser muito forte). Outras coisas curiosas:

  1. O Mel Gibson pagou o filme do próprio bolso (US$ 25 milhões);
  2. O filme foi todo feito off-Hollywood, provavelmente pela forte presença judaica nos estúdios de L. A.
  3. Nenhum grande estúdio quis fazer a distribuição, muito menos a produção;
  4. Com exceção do ator que fez o papel de Cristo (Jim Caviezel), os atores não são norte-americanos (Monica Belluci por exemplo, italiana, faz o papel de Maria Madalena - mesmo nome da minha mãe);
  5. Aliás, a atriz que faz o papel de Maria, mãe de Jesus, é judia (Maia Morgenstern) e ela numa entrevista não achou o filme anti-semita.
  6. Falaram que os outros personagens estão apagados... Mas se você ler os Evangelhos, eles realmente estão apagados (Maria Madalena só é citada na crucificação, João também), porque Cristo ali é o assunto principal.
  7. A crítica meteu o malho. Mas como diz um amigo meu: "Se tivessem feito um filme sobre Jesus Cristo tendo amantes, sendo um beberrão, fazendo e acontecendo, os críticos teriam aplaudido. Mas como ele não fez isso, meteram o pau"
  8. Qualquer dúvida sobre a existência de Cristo como personagem histórico, você pode evitar a leitura da Superinteressante (que ultimamente anda falando muita besteira) e procurar livros como os do Josh McDowell, da Editora Candeia. Leia com sensatez, não seja preconceituoso.
  9. E por último, será que uma mentira, de que Cristo tenha morrido e não tenha ressuscitado (houveram mais de 500 pessoas que viram-no ressureto - isso tá escrito), teria sobrevivido por quase 2000 anos, depois de tantas perseguições, lutas, intrigas, tanta briga? Sim, há algo de sobrenatural aí, e não são fantasmas. Houveram 15 "messias" antes de Cristo entre os judeus e pelo menos uns 3 "messias" depois (isso foi-me passado por um amigo judeu). Por que não houve relatos dos outros? Sim, há algo de estranho, e estou olhando não como cristão protestante que sou, mas tentando ser isento.

A propósito, o link lá de cima é da ficha do filme no Internet Movie Database. Mas, o que me faz sorrir é que Cristo não saiu de moda. =) Polêmicas, vamos lá, entornem nos comentários! :-)

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home