21 novembro 2003

O formigueiro no no-break

Da série: Ah, se eu tivesse uma câmera digital.... Quinta passada (ou seja, 13/11), tivemos 3 quedas de luz em Quintino. e na última, os no-breaks aguentaram mas descarregaram a bateria. Hora do almoço, desligamos os servidores (os 4) para carregar os 2 no-breaks, uma hora sem exigências daria para colocá-los de novo com carga. Saímos pro almoço. Voltamos. Passados 90 minutos, o no-break (um APC 1600, do tipo UPS) não carrega. O administrador da rede, movido de uma idéia insana, resolve abrir o dito. Colocamos numa mesa de impressora e abrimos o no-break.

O que vimos ao abrí-lo foi uma cena inimaginável, ao menos para mim: um formigueiro tinha se instalado no no-break. Mas eu nunca vi tanta formiga junta. Eram formigas grandes, que tinham instalado o seu "berçário" no painel frontal do UPS. Eram muuuuitas formigas, e a gente não tinha nem inseticida! Trouxemos mesa com UPS para o lado de fora e aí foi uns 40 minutos desmontando tudo e matando formiga c/ pano de chão (+ tarde conseguimos um inseticida).

As formigas foram atraídas pelo vazamento de uma das baterias seladas, cujo líquido interno tem sabor adocicado. Esse era o problema, e elas atacaram. Fomos até a Eletrônica, testamos e descobrimos uma das baterias queimadas. Ligamos para lojas de venda de baterias de moto, mas nenhuma na amperagem necessária. Ou seja, tamos com um no-break parado, pedindo para ser consertado... E a FAETEC jogando dinheiro fora. É dose.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home