13 janeiro 2004

Anime review do Ricardo - Ghost in The Shell: Stand-Alone Complex

Continuando... Bem, como estou de férias em casa (e não sou muito de sair mesmo), estou aproveitando p/ organizar, faxinar, queimar CDs... E ver anime. Tem um q eu vi e fiquei babando c/ a qualidade da imagem, q é o Ghost in the Shell: Stand-Alone Complex. Peguei tudo q podia e fiz VCD deles, pq esse anime merecia ser visto na TV da sala (Sony Wega de 21"), usando o aparelho de DVD. Aqui vai um link para um review, não tão exploratório e para gente q conhece melhor o universo do GITS. N achei um outro review ainda, mas depois eu posto aqui. Aliás, leia tb o review do filme e do mangá, se vc puder (tem o link lá no outro).

Eu ainda não peguei 2 episódios da 1a temporada (17 e 18), mas consegui 2 da 2a temporada (serão um total de 52 episódios). No Japão, cada capítulo é lançado a cada 15 dias, no sistema pay-per-view. Como não tem obrigatoriedade de uma produção em massa e rápida, estão caprichando na animação e na história. Eu estou gostando muito. As minhas cópias são legendadas em inglês (não sei se algum brasileiro se aventurou a legendar p/ português), o que não tira em nada o brilhantismo do trabalho.

Realmente, o pessoal da Seção 9 da polícia não tem vida fora do trabalho. Um "get a life" para eles seria bom, mas eles dariam de ombros e iriam investigar alguma pista atrás do "Laughing Man" (o vilão principal do 1o. ano da série). O roteiro é complexo, as falas, rebuscadas - mesmo em inglês, o que leva a gastar um tempinho dando pausa no DVD para entender. As tramas são fantásticas: De andróides que enlouquecem e matam seus donos, a clones se passando pelo original, passando por coisas como ladrões de órgãos e gente com a síndrome do cibercérebro fechado (ou coisa assim).

Quanto aos personagens... O chefe (esqueci o nome do velhinho) é aquele sujeito dedicado até à morte ao dever. A Major é a comandante de campo. Nunca entendi pq ela trabalha usando aquele maiô cavado... Sempre achei esquisito, mas vá lá. Ela é a personagem principal do GITS. Todo o corpo dela é cibernético, só a consciência dela que foi transferida p/ um cibercérebro. Logo, ela se questiona se ela é realmente humana ou na verdade, ela é um "ghost" dentro de uma casca (shell). Nessa série você já vê alguma coisa do passado dela, como que ela foi "baixada" para um corpo ciborgue quando tinha perto de 10 anos (episódio 9)... Aliás, se me permitem, aquele corte de cabelo dela é trash. O Batou é o grandalhão bem-humorado da série. Outro cujo corpo é quase todo ciborgue, é forte feito um trator, usa aqueles óculos - que na verdade creio que são os olhos dele - e tem um passado como militar que surge no episódio 11. O Togusa é o menos "robotizado" da turma, apenas tem o rádio ligado ao cérebro dele, é um policial de carreira e a Major pessoalmente o selecionou (parece q o povo da Seção 9 n sabe muito de investigações). Tem os secundários (Bulma, Ishikawa, o sniper q tem um olho biônico), e é claro, os Tachikomas. Os Tachikomas (ou Fuchikomas) são aqueles tanques-robôs em forma de aranhas azuis. Os Tachikomas tem IA de uma criança pequena (8 anos, eu diria), são muito bem armados e podem ser pilotados por uma pessoa. Fizeram inclusive uns curtas c/ eles (10), q tem até 2 minutos de duração... E são 1/2 esquisitos.

Os questionamentos são inúmeros: Alma, Deus, limite do homem e máquina (que se misturam), tecnologia, etc. A série é simplesmente fenomenal, e tô querendo pegar o q falta p/ fazer o VCD logo, quero ver tudo na sequência. Dizem q é a série atualmente q + rapidamente é legendada (fansubbing).

Aqui vão umas imagens do pessoal da série:










Major Motoko Kusanagi;

Togusa com a Major ao fundo;

Um Tachikoma brincando de aranha;

Batou e os Tachikomas.


PS: Ah, ia me esquecendo... Os 2 primeiros da 2a temporada ainda estão no original. Em japonês, e sem legendas! Creeeedo. Mas vale ver mesmo se não entende nada. =)

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home