03 junho 2004

Algumas das besteiras ditas por meus alunos na prova de Cálculo I:


  • Numa equação de 2o. grau, encontramos um delta=-14. Bem, eu tomei cuidado de colocar equações onde não dessem algo escabroso para calcular, mas raiz quadrada de número negativo não existe. Mas para esse aluno existe. Ele encontrou -7! Ou seja, ele dividiu por 2.
  • Numa questão, era pedido um gráfico de uma parábola (equação do 2o. grau). Vários traçaram uma reta (equação do 1o. grau)
  • A função era f(x)=|3x+5| (módulo). Uma função módulo tem 2 "lados", um positivo (multiplicado por +1) e um negativo (multiplicado por -1). A raiz dessa equação era -5/3. Mas alguns encontraram 1, 2 e 5 como raízes.
  • limx->1 (x+1). Se vc aplica o limite, obterá que 1+1=2. Teve aluno que achou 0.
  • O gráfico da função módulo é algo como um 'V', c/ o lado positivo e o negativo. Quase toda a turma só traçou o lado positivo.
  • A função era f(x)=x/3+1. A raiz era -1/3. Mas teve gente que encontrou como raízes os números 2/4 e 1.
  • A função era f(x)=sqrt(2x+7). (sqrt = raiz quadrada). A raiz era -7/2. Mas teve gente que encontrou raiz 3 e -3.
  • Segundo uma aluna, 1^2 (1*1) era igual a... 4. A mesma aluna disse q 2^2 (2*2) era 8.
  • Alguns usaram a fórmula de Báskara (para resolver equação do 2o. grau) para resolver equações do 1o. grau.
  • Teve um que dividiu 2 por zero e encontrou... 2. Não, não era infinito segundo ele.
  • Numa questão de encontrar o domínio da função, teve aluno que chutou direto a resposta, e coisas esquisitas.
  • Teve gente que não soube fazer limx -> -1 x3.
  • Mas teve um q resolveu, elevou -1 ao cubo (-1 * -1 * -1) e encontrou 1. Comeu o sinal.
  • As de simplificação são as piores, aluno cortando descaradamente e achando que tá certo.
  • E por último, uma aluna traçou um gráfico de módulo... Como se fosse uma pipa. É sério, uma pipa.

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