03 julho 2005

Um dos meus heróis

Não sei se já contei aqui, mas queria dizer que um dos meus heróis da infância foi o navegador Amyr Klink. Aliás, ele ainda é um dos meus heróis. Quando eu li Cem Dias Entre Céu e Mar, eu tinha 10 anos e o Amyr tinha acabado de atravessar o Atlântico Sul a remo, no Parati. A minha edição ainda é da José Olympio Editora, das antigas (hoje em dia está na Companhia das Letras), mas eu delirava lendo os preparativos dele, os mapas, os planos, as ondas "madrastas" (nunca esqueci daquela que, no início, quase fez ele desistir da travessia), e de tudo que ele enfrentou. Ficava imaginando como ele aguentava a solidão, e ele contava que cantava boa parte da viagem, comia comida desidratada, destilava água para beber... Muito doido. E eu, garoto, adorava ler o que esse sujeito fazia.

Depois veio a aventura entre dois pólos, com o Paratii (sim, dois iis), que infelizmente ainda não comprei o livro e não li. Mas vale a pena a leitura, pretendo comprar e ler também. Agora, recentemente, acompanhado por uma tripulação, o Amyr fez a última aventura dele, com o Paratii 2.

Estou falando nele porque ontem sentei para ver uma gravação que o meu pai fez no NatGeo (National Geographic Channel, canal da Net) sobre a última aventura dele, no Paratii 2, que foi a circunavegação da Antártida, ou seja, uma "pequena" volta ao mundo (foi mais rápido que o Phileas Fogg, em A Volta ao Mundo em Oitenta Dias, de Júlio Verne), e ainda a ida - com a tripulação - até a Geórgia do Sul. E muita coisa bacana me veio à mente, muita coisa que li dele, e tudo que ele fez... E ele sempre finaliza a viagem, vindo até Parati, onde mora com a esposa e 3 filhas... A cena dele descendo do bote para abraçar filhas e esposa, sempre emociona.

O Amyr é o cara, na minha opinião um brasileiro que nos dá orgulho. Ao menos para mim.



E como não podia deixar de citar a referência, taí embaixo o pinguim que dá nome a uma das distribuições de Linux minhas favoritas:


Sim, esse é o Pinguim Gentoo. Legal, não? Só não sei porque esse nome para a raça de pinguins... Mas pelo menos sei a origem do nome do Gentoo Linux, heheh!

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home