12 setembro 2004

Cometi uma loucura hoje

Resolvi reformatar minha máquina (aragorn) e reinstalar o Fedora Core 2 do zero. Reorganizei as partições do jeito q eu queria também:









DiretóriosTamanhoTipo da partição
/8 GbPrimária
/opt512 MbEstendida
/usr/local512 MbEstendida
/usr/src512 MbEstendida
swap512 MbEstendida
/home20 GbEstendida

Ficou meio esquisito, mas acabou trazendo algumas vantagens:


  • Colocando o /opt, /usr/local e o /usr/src em partições separadas, se eu quiser reinstalar o Linux, é só fritar o raiz (mas antes salvar o /etc em algum lugar)
  • O meu /home passou a ter um tamanho DE GENTE.
  • Para quê colocar o /tmp numa partiçãozinha pequena?

A única coisa que eu não fiz (mas queria) era jogar o swap no fim do HD. Mas eu não estava muito a fim de fazer experiências com o PartImage, visto que a versão que tenho do Partition Magic não sabe lidar com partições jornalizadas (ext3, no caso).

Agora, é recomeçar em muita coisa, como instalação de pacotes. No momento, são 52 pacotes novos sendo instalados, fora 207 para a atualização! Uau, isso vai ser curioso. Mas eu precisava fazê-lo há algum tempo. Aproveitei para rever meus conceitos, e sapequei o GRUB como gerenciador de inicialização, ao invés do LILO.


Atualização: As coisas estão indo bem. Já ativei o framebuffer no console (num monitor de 17", 128 x 48 fica ótimo p/ se trabalhar), o email tá funcionando perfeitamente (tive um problema c/ o SASL do Terra, mas foi fudebice minha), instalei os 52 pacotes e atualizei mais 207. Como ficou? Não sei, fiz com q a máquina, depois do apt-get, desligasse. Deve ter acabado lá pelas 4 da matina, ainda vou ver.

Eu tinha mandado o meu $HOME para a terra dos pés juntos por uma distração, mas eu tinha backup atualizado (tinha feito-o horas antes), logo restaurei a maior parte dele ontem mesmo. Ainda falta ver como está o GNOME (2.6, e o 2.8 será lançado depois de amanhã!) e configurar um monte de coisas (como o driver da ATI), mas a máquina:


  • Está sensivelmente mais rápida no boot;
  • Está com menos coisa instalada, por decorrência, HD mais vazio.

A placa de rede onboard (VIA-Rhine) foi reconhecida, mas não funcionou. Voltemos à antiga, é o jeito. Ativei o Control+ALT+End para desligar a máquina (cortesia do Piter Punk), o qlogin (dos 6 consoles, 4 entram s/ pedir logon), e descobri um problema no checkinstall, q eu tive q gambiarrar p/ fazer funcionar (tenho q conversar c/ o sujeito q o fez, mandar um email e explicar o problema q tive).

As coisas estão andando bem, depois conto + novidades.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home