Estou cansado da miopia dos homens
Acabei de discutir sobre política com meu pai. Aliás, as maiores discussões que tenho com ele e com minha mãe, são sobre esse assunto.
Meus pais odeiam o Lula. O presidente não pode abrir a boca para falar A, que eles criticam e dizem que B é melhor. Minha mãe consegue ainda ser ponderada em algumas posições, mas meu pai, é pior. Ele tem uma relação de amor e ódio com os políticos. Aliás, ele tem isso com todas as pessoas. Se a pessoa está bem com ele, tudo bem. Mas se pisar no calo dele apenas uma vez... Ele é capaz de nunca mais tratar bem essa pessoa. Eu já vi isso ocorrer várias vezes, e tem vezes que a coisa foi comigo ou com minha mãe, ou com meu irmão, e ele toma as dores para si, e faz o papel de defensor. Como se eu precisasse de alguém para me defender, pfff...
Eu faço muitas vezes o papel de otimista de plantão: Tento ver as coisas boas e ficar exaltando, relembrando para mostrar que qualquer governo tem coisas boas e ruins. Eles nunca gostaram do FHC, mas odeiam o Lula... E também, com tanta botinada do governo atual, eu desisti de ficar defendendo. Mas trato de tomar uma postura centrada.
Torço firmemente para todos os governos serem bem-sucedidos. Não votei no atual prefeito do Rio, reeleito no primeiro turno, nem na atual governadora. Mas torço para que ambos façam um bom papel nos cargos em que eles estão, por um motivo simples: Se eles errarem, a gente se ferra. Votei no atual governo pois queria ver se a esquerda no Brasil era capaz de fazer alguma coisa diferente. Vejo hoje que não, que eles são mais parecidos com a direita em fisiologismo, corrupção e práticas escusas do que gostam de admitir. Ética... Foi pro ralo. Sim, fico decepcionado. Mas tenho acredito que eles estão tentando fazer a coisa certa.
Agora, quando eu ouço: "Você tinha que ser militante do PT, falando isso...", ele me tira do sério. Me tira porque eu nunca me filiei a partido e nunca irei me filiar. Porque eu tenho uma postura que tento ser coerente, e ele simplesmente me rotula como um partidário tolo. Logo eu, que nunca votei em legenda do PT nem nada... Só votei no PT por acidente, nunca votei em partido, sempre votei no candidato e sua plataforma. Na eleição de 2000, votei em candidatos de três partidos diferentes (PT, PDT e PMDB), justamente por que gostei do programa de cada um.
Ao mesmo tempo, só eles conseguem ainda aplaudir e ser tão vibradores com a Rosinha e o Garotinho. E ai de mim, se falar mal de um deles. Quando eu reclamo da estrutura da minha escola, que está caindo aos pedaços, o que eu ouço (da minha mãe) é: "Ah, mas você recebe um bom salário na FAETEC!" Juro que se não fosse minha mãe, eu tinha xingado um palavrão. Tem cabimento eu trabalhar e comprar as canetas de quadro branco, mouse, quadro e giz para poder exercer minha profissão? Na minha opinião, o governo Rosinha está deixando a desejar em segurança e em muitos outros pontos. O Rio de Janeiro não é um inferno como aquela reportagem do jornal inglês colocou. A coisa aqui tá quente sim, mas não vivemos uma guerra civil. Aliás, o Rio é violento como qualquer cidade grande, uma amiga voltou de BH agora e disse q nunca se sentiu tão amedrontada como quando esteve lá, com tanto pivete nas ruas. Mas isso é outro assunto.
Caraca, eles são tão obtusos com política que chegaram ao cúmulo de certa vez dizer que eu aplaudia o FHC, por que eu sempre tomei essa postura. Dei um murro na mesa e saí da cozinha, disse q eu n admitia ser ofendido daquele jeito. Foi uma das discussões mais homéricas que tivemos.
É nessas horas que eu fico querendo ter o meu teto. Só meu.
P. S.: Bem que eu disse na antiga encadernação desse blog: "Lula, espero em Deus que você faça um bom governo. Porque, qualquer escorregada que você der, eu irei ouvir durante dias... Os próximos 4 anos serão um inferno". E pior é que o Lula não me ouviu. Droga.
P. S. 2: Outra hora eu coloco uns links aqui.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home