21 outubro 2004

Mais uma vez a "lei de Murphy" é provada

Aqui na escola estamos na Semana de Ciência e Tecnologia, como aliás em quase todas as escolas do Brasil. Parece que o MEc tornou a semana de 18 a 22 de outubro como uma semana nacional das feiras de ciência das escolas (quem souber melhor sobre isso, coloca algo nos comentários).

Pois então, cheguei aqui hoje determinado a resolver um problema crônico na nossa rede, que é não acessar sites seguros (SSL). Logo, todo mundo que precisa acessar um banco, o Orkut (os alunos pouco usam, mas a secretária da coordenação não vive sem ele), ou outros sites (GMail incluído), ficava a ver navios.

Comecei a futucar, a ler textos sobre firewall, iptables, squid... Depois de queimar muito as pestanas, resolvi procurar por squid + ssl no Google. Um dos textos encontrados dizia que site seguro não funciona com proxy transparente, ou seja, para funcionar, teria que configurar o proxy em cada um dos browsers. Resolvi fazer a "prova dos nove", e coloquei o servidor proxy configurado no Firefox. Testei. Todos os sites funcionaram. Fui em outros micros, configurei no Intermerd Exploder... Tequiti-tequiti-tequiti-tequiti-tequiti... Funcionou.

Mais uma vez Murphy ataca. É mole?



Agora, como não dá para ficar parado mesmo, aproveitei para colocar um servidor de mensagens instantâneas no ar. Foi curioso compilar o Jabber no Gentoo, mas penei um pouco com a configuração (em XML). Para cliente, escolhi o Miranda, que é leve, pequeno e suporta redes Jabber. E é GPL! Só tem para Windows também. Mas também, por que eu iria querer um outro IM se já tenho o Gaim?




E antes que alguém pergunte Para quê ter um servidor de IM dentro de uma rede de uma escola?, queria lembrar que a minha escola tem uns 300 professores, 4000 alunos e o prédio tem uns 150 metros de largura. Ou seja, caminhar do laboratório de manutenção (onde estou agora) até outros pontos da escola, só para perguntar UMA coisa... Não dá.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home