17 abril 2005

A odisséia do notebook - parte 1

Um amigo meu pede para dar uma olhada na instalação do Windows 98SE em um notebook dele. Pego o bicho e começo a mexer. É um Toshiba Satellite Pro 440CDX: Pentium MMX 133 Mhz, 32 Mb RAM, 1,4 Gb HD, som onboard, drive de 3,5" externo... Essas coisas. Mesmo para um notebook, eu acho fraquinho.

Vou olhar... Drive de 3,5" não funciona. Hmmm, não dá para dar boot por ele. Droga. Vou procurar um soquete RJ-45... Não tem. Droga, não tem rede! Preciso arrumar um jeito de salvar os documentos q estão nele.

Gravo um mini-CD com o System Rescue CD, uma distribuição baseada no Gentoo com um monte de ferramentas interessantes, como ferramentas para reparticionar HDs, formatadores, SSH, suporte a Samba, partimage, qtparted, um monte de coisas legais. Boa, dou boot com ele. Mas o que eu faço então?

Um amigo me dá a brilhante idéia (via MSN) de espetar minha câmera digital na porta USB. Lembro-me q o Linux enxerga a minha câmera como um dispositivo USB de armazenamento em massa. Espeto um cabo, monto a câmera via Linux, transporto os arquivos de dados para lá. Ótimo, funcionou.

Transporto tudo para o cartão da câmera, descarrego no meu micro. Ótimo, temos backup. Aí, é agora reparticionar. Divido o HD em 3 partes, sendo q a última vai guardar uma cópia da imagem da primeira partição. Mania de suporte.

Carrego a câmera com a instalação do Windows 98SE (deu certinho), booto de novo, com o FreeDOS (tem no CD), para ver se consigo instalar o Windows. Não funciona, o Windows diz que a máquina tem que ter pelo menos 16 Mb de memória.

Baixo um CD bootável do FreeDOS, gravo num RW. Não boota. Descubro que o drive de CD-ROM é dos velhos, não lê mídias RW. Raios duplos. Lá vamos nós, queimo um mini-CD-R, deve ser necessário outra vez em algum dia instalar o FreeDOS... Vamos nessa.

Depois de inúmeras tentativas e a mesma resposta do Windows, resolvo instalar o Windows 95, e depois instalar o 98 por cima. Assim eu posso instalar o Office 97, com tudo que é necessário, e ainda sapecar algumas coisas, como WinZIP, essas tranqueiras.

Depois volto para contar mais, como está indo o processo. Mas ele já me deve um almoço.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home