18 abril 2005

A odisséia do notebook - parte 3

Pois então, reparticionei o HD e bootei com o FreeDOS, instalei o Windows 95. Funcionou. Depois instalei o Office 97, meio cortado. Avast (antivírus), WinZIP (com crack), driver do pendrive... E vamos catar o driver da placa de vídeo, já que 640 x 480 x 16 cores, ninguém merece.

Descobri com o AIDA16 (que vem no CD), é um chip da Chips and Technologies, um F65554. Reviro a net, acho no DriverGuide onde encontrar o driver para o vídeo. A Chips and Technologies foi comprado pela Intel em 1998, mas outra empresa assumiu a produção dos drivers. Achei, peguei e instalei. Agora 800 x 600 x 16,7 milhões de cores! Muito bom.

Prevenido como sou, fiz uma imagem da instalação, com um programa do pacote (q esqueci o nome). Depois instalo o 98 por cima. Na volta, o Windows começa a reclamar de falta de espaço. Reinicio e pego o Partition Saving (um utilitário gratuito para redimensionar HDs), aumento o C para 512 Mb, diminuo um pouco o D... Nada de apavorante.

Parto para instalar o 98. Mando ver. Instala redondo, e eu esperando isso para ir dormir. Funciona, mando fazer outra imagem e vou dormir.



Na verdade eu preciso ainda desfragmentar o HD todo, colocar o serial do Avast e dar uma última olhada (hoje à noite eu acabo), mas o trabalho considera-se 95% pronto. E já estou pensando nessa churrascaria aqui, para comemorar. Às custas do sujeito que estava usando o notebook, claro.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home