05 maio 2006

As coisas boas e ruins de ser beta

Como vocês sabem, eu coloquei Ubuntu no Legolas, o meu notebook. E levei ele outro dia para a casa da Maria Cláudia, para assistir uns filmes que peguei na Internet (via protocolo DPC-DPL), ligar ele na TV dela... Nada. Mexo, fuço, futuco... Neca. Hmmm... Resolvo tentar entender, enquanto assistimos episódios da TV Pirata na tela do note mesmo.

Venho para casa, vou investigar. Pego o driver da ATI para Linux, reconhecidamente um lixo, e instalo. Nada. Noto que a aceleração 3D não funciona também. Droga. Depois de ler vários sites com explicações, pesquisar muito e tentar me informar a respeito, descubro a triste verdade: O chipset do meu notebook (um ATI Radeon IGP 320M) não tem suporte feito pela ATI no seu driver para Linux.

Raios. Mil vezes raios. O que eu faço? Bem, descubro também que o xorg versão 7.0 tem um driver feito com auxílio da ATI com suporte a 3D e possivelmente TV-Out também. Well, vamos ver... Procuro e descubro como instalar o xorg 7.0 no meu Ubuntu 5.10: Atualizando o para o 6.06, codinome Dapper Drake. Muito bom! É... Mas também muito ruim? Por que? Porque ele é BETA.

Sim, o Ubuntu 6.06, como a versão diz, sai em junho de 2006 (6.06, sacou?). Então terei que instalar, se quiser, uma versão de desenvolvimento? É... Bem, gosto de viver perigosamente mesmo, então lá vai. Mexi no /etc/apt/sources.list, troquei as entradas do breezy para dapper. Pronto. Daí, os 4 comandos mágicos: apt-get update, apt-get upgrade, apt-get dist-upgrade e apt-get clean.

Claro que não foi nada imediato. Só o apt-get upgrade rolou durante uma noite toda. E isso, com um Velox de 1000 Kbits/s. Foram lá por uns 600 e poucos pacotes. Instala, configura, mexe... O outro comando baixou mais uns 400 e tantos, instalou, configurou... Reiniciei o bicho. E aí vem as minhas impressões:

Bem, o boot já é mais rápido do que no 5.10, o que é bom. Loguei e fui ver as novidades. Gnome 2.14, que eu estou usando aqui, no Fedora, tá jóia. Uns applets específicos para notebooks que eu larguei (como o graduador de frequência de CPU), nada de muito novo. Gostei do botão sair, tinha a opção de colocar o computador em hibernação... E funciona! Coloquei e recuperei uma seção depois (sem ter que mexer na configuração do GRUB), exatamente como tinha deixado. Opções para trocar de usuário enquanto um está logado, e outras coisas. Um pouco mais gordinha, a distro. Mas ainda assim funciona redondo.

Fiz o teste do 3D, que não é rodar o glxgears, mas sim o PlanetPenguin Racer, que abusa do 3D para ser jogável. E eu gosto dele. Funciona. Muito bom! Ainda não testei a saída de TV, não tive tempo. Mas faço em breve.

A coisa boa de ser beta é ver certas coisas que não funcionavam antes e agora funcionam, assim como participar dando pitacos nos pacotes. A coisa ruim, entretanto, é a quantidade de atualizações em pouco tempo: Depois que migrei para o Dapper Drake, fiz mais duas atualizações, sendo que entre a primeira e a segunda havia um intervalo de 5 dias. Na primeira foram uns 120 pacotes. Na segunda, mais 80 atualizações. Haja pacote!



PS: DPC-DPL significa DVD Para Cá, DVD Para Lá. Antigamente era disquete, mas atualizamos o contexto...

PS 2: Parece que teremos opção multiplayer no PlanetPenguin Racer em breve, muito bom! Espero que seja via rede.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home