03 fevereiro 2004

E criticam a nós, evangélicos...

Passo no jornaleiro (em São Paulo) e vejo a SuperDesinteressante fazendo uma edição especial falando sobre religiões. Hmmm... Olho a capa, Chico Xavier. Xiii... Leio a capa, é uma edição sobre espiritismo: A fé que cresce, que tem isso e aquilo, que o Brasil é o maior país espírita do mundo, etc e tal.

Vão aqui alguns comentários:

  • Quando nós, evangélicos, falamos de nós mesmos, nos acusam de proselitismo. E isso, é o quê?
  • "Maior país espírita do mundo"? Mas se já dizem que é o maior país católico do mundo, e os evangélicos estão em franco crescimento (não sou eu quem diz, é o IBGE), e sabendo que não há mistura entre protestantismo e espiritismo (são mutuamente excludentes), o Brasil tem quantos habitantes? 300 milhões?
  • Eu sou extremamente crítico aos espíritas, não só por ser protestante e com isso não aceitar nem debaixo de tiro a "doutrina" da reencarnação, mas também as motivações que levam eles a serem "caridosos". O que discordo é que eles são "caridosos" não por amor às pessoas que precisam, mas sim às suas próprias almas. E Cristo é bem enfático no seu resumo dos 10 Mandamentos, que qualquer um pode ler em qualquer Evangelho: "Ame ao Senhor de todo o seu coração, e ao seu próximo como a ti mesmo". Isso sim, na minha opinião, é revolucionário. Não traz compensação (como "somar pontinhos para reencarnar como um espírito mais elevado"), mas uma ordem: Ame-o. É claro que o próximo for uma mulher bonita, fica mais fácil... Mas é muito mais forte do que agir meramente por compensação.
  • A Superinteressante parece gostar de perseguir a fé judaico-cristã.
    1. Fez um número falando de "estudos científicos sobre a Bíblia" e dizendo que boa parte do que está nela escrita é balela (a maior parte das críticas recaem sobre o Velho Testamento - comum a cristãos e judeus), mas qualquer pessoa mais bem informada sobre história, arqueologia e Bíblia vai ver que eles escreveram um monte de achismos (na revista Ultimato foi publicado um artigo de um pastor, refutando todas as colocações do artigo da Superinteressante - sim, ele despachou para a revista, que solenemente ignorou). Se quiser, sugiro a leitura do livro "E a Bíblia Tinha Razão", de Werner Keller (um dia eu conto a história desse livro).
    2. Ela fez um artigo de capa falando do apóstolo Paulo. Tudo que ela falou em quase todo o artigo, não tinha nada de novo (ao menos para mim): Origem, início, perseguição a cristãos, conversão a caminho de Damasco, pregação, viagens missionárias, curas, milagres, prodígios, apedrejamentos, surras, prisões, e finalmente (segundo a tradição), sua decaptação em Roma. Até aí, nada de novo. No final ela diz q Paulo "poderia ter distorcido a mensagem original a seu favor". Ora, quem conhece um pouquinho da história, sabe que Paulo foi quem forjou a base da teologia cristã, nas suas cartas e no livro de Atos dos Apóstolos, escrito pelo médico Lucas. Daí, distorcer... E eles colocam as "distorções", comparando as falas de Paulo com escritos do livro "Evangelho dos 12 Apóstolos". Acontece que esse livro que eles usam como referência é um livro apócrifo. Um apócrifo é um livro não considerado como canônico para fazer parte da Bíblia. Existem dezenas desses, vários livros apocalípticos, livros do Velho e Novo Testamentos, e não são considerados canônicos por algum motivo, como não ser considerado um livro inspirado por Deus, por não conter alguma prova definitiva, entre outras alegações. Logo, não podem ser levados a sério. Mas a Superinteressante leva. Ou seja, eles querem é tumultuar.

É por isso que eu não suporto essa revista.


Aqui vai um artigo falando dos famosos Manuscritos do Mar Morto, escrito por um arqueólogo e estudioso. Se tiverem curiosidade, esse site tem outros artigos na mesma linha.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home