18 abril 2004

Filosofações minhas - consertar computador dos outros

Um amigo meu tá com o Windows dele dando problema (lugar-comum isso, né?) e quer que eu vá na casa dele "quebrar um galho" e resolver os problemas do micro dele. Normalmente, isso quer dizer formatar o HD e reinstalar tudo (Windows, Office, ICQ, e todos os penduricalhos da vida moderna). Coisa que leva tempo, e é um trabalho daqueles. E não quer pagar pelo serviço, ou quer pagar por escambo (traduzir um texto para mim, me dar um livro dele, etc).

Daí eu fico pensando... Se uma pessoa tem um carro e ele desse problema e você pedisse a um mecânico, amigo seu, p/ consertar, ele consertaria e você pagaria o serviço. Se você tivesse um técnico de eletrônica por perto e seu videocassete pifa, esse técnico consertaria, trocaria a peça e você pagaria o serviço dele.

Agora, por que com informática as pessoas acham q a gente tem q fazer por caridade? Será que é 'senso comum' de que "mexer c/ computador é fácil"? As pessoas acham que a gente tem que sair do nosso conforto, no nosso dia de folga, para ir até a casa dele, resolver todos os problemas do computador dele e o pagamento é um caloroso aperto de mão e um "obrigado". Que abuso! Por que será que o profissional de informática não é levado a sério nesse momento? As pessoas acham que a gente faz isso por diversão?

Eu sempre indico um amigo meu, conhecido de alguns que visitam meu blog, o Márcio Lima. O Márcio é um sujeito de confiança, um profissional de mão cheia, tem saco para resolver problema de Windows, e tá precisando de trabalho. E como eu não tenho saco de fazer isso nem tõ precisando de dinheiro desesperadamente, indico ele. Todos os quais ele prestou serviço ficaram satisfeitos com o trabalho dele, embora um amigo meu chorou tanto pedindo desconto que ele virou e disse: "Desse jeito eu vou ter que pagar para trabalhar, bolas" (ele trocou um drive e esse amigo meu queria desconto no drive).

É nessas horas que eu desejo ardentemente essa camisa da Thinkgeek, que está aí embaixo:


Tradução: Não, eu não vou consertar o seu computador

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home