23 julho 2004

Queria falar um monte de coisas, mas me veio à cabeça o acidente de ontem na bacia de Campos. Como alguns de vocês sabem, meu irmão é operador de plataforma, no momento na P-37 (um navio-plataforma). Ele, como funcionário da Petrobrás, fica 2 semanas na plataforma e 3 semanas em terra.

Então, ele me conta um monte de coisas de lá, e entre outras coisas a questão dos helicópteros. Ele mesmo viajou várias vezes no helicóptero que caiu, e embarcou no dia anterior ao acidente. Como ele disse, em TODO embarque é repassado pelo pessoal de base sobre os procedimentos necessários para caso ocorra um acidente: Vestir colete, soltar o cinto, abrir a porta, etc.

E o Fabio (meu irmão) estava me contando que a grande maioria ignora as recomendações: Tem gente que chega lá para embarcar e está meio chapado de álcool na cabeça (na plataforma é proibido bebida alcoólica); tem gente que solta o cinto, deita no chão do helicóptero e dorme; tem gente que nem sabe colocar o colete, embora toda vez é mostrado como fazer (a moça que disse que o colete "escapou", na verdade não escapou, ela não soube colocar, porque aquele negócio não escapa); tem gente que dorme na viagem, que é de 40 a 50 minutos, e queira ou não, é uma viagem perigosa.

Portanto, ele disse que foi uma fatalidade imensa, mas que agora acha que os terceirizados (maior parte do pessoal que trabalha embarcado) irão tomar mais cuidado. E esse comentário é importante para que as pessoas não fiquem falando que a Petrobrás não cuida de segurança, etc e tal, aquele discurso babaca q ouvimos muitas vezes por aí.






PS: Agora, a P-31 deve ter uma caveira de burro enterrada debaixo dela, no leito do mar: Essa plataforma sofreu um princípio de incêndio no início do ano, e agora o helicóptero que ia de um navio de apoio para ela, cai. Meu irmão trabalhou até há pouco tempo na P-25 que fica próximo e onde foi o apoio para resgate do helicóptero acidentado.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home