03 novembro 2004

HDs bichados

Aqui na escola temos um paraíso de discos rígidos bichados. Resolvi então apelar e fazer uma checagem direita dos HDs, e já identifiquei que dois (dos 3 testados até agora) não estão tão ruins como eu esperava. Melhor, poderei recolocar minha máquina no ar novamente. Aliás, pensei até em fazer RAID com esses HDs... Mas RAID com HDs de 1,7 Gb? É...

Meu esquema é louco: Booto a máquina com uma distro de disquete (o BG-Rescue, no caso), uso o fdisk do Linux (que é maravilhoso de se trabalhar), crio as partições (uma pequena, para o /boot, uma grande com o raiz e o arquivo de troca no final do HD). Dali, formato as partições (ext2, reiserfs e swap, na ordem), fazendo checagem dos setores.

Aí começa a brincadeira. Monto a partição principal e crio um arquivo a partir do /dev/urandom, com o tamanho da partição toda. Depois desmonto, mando checar com as ferramentas do reiserfs 3 vezes: com --check, --rebuild-sb e --rebuild-tree. Se o HD passa direto, está funcionando.

Um sobreviveu, o segundo está com o arquivo sendo criado (1,2 Gb agora), vamos ver. Espero que funcione sim, chega de HDs bichados.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home