30 abril 2005

Legendas no DVD

Aproveitei hoje, tomei coragem e resolvi investigar como fazer para tocar legendas em arquivo externo (SRT, SUB) no meu DVD, o Philips DVP-642, aquele q toca DivX. Descobri algumas coisas que é importante deixar aqui para que eu mesmo não esqueça:


  1. Tem que converter a legenda para formato DOS/Windows, ou seja: CR+LF. Logo, vale o uso de um unix2dos, ou uma solução com o awk. O motivo é que o DVD usa os caracteres 13 e 10 como marcas de fim de linha, para fazer a quebra da legenda.
  2. Tem que gerar o ISO do CD (ou DVD) com o mkisofs, com as opções --input-charset cp437 --output-charset cp437, e a opção do modo Joilet desligada (ou seja, sem o -J). A explicação é que ele só se entende com a página de código 437, do DOS/Windows. É um pouco tosco, mas funciona.
  3. Atualizei o firmware do meu DVD, usando um firmware patcheado por um brasileiro, o Bruno. O link para o site dele tá aqui. Funcionou a contento, todas as modificações que esse firmware tem foram implementadas. A legenda para arquivo externo, por exemplo agora tem borda preta e é em amarelo. Logo, mesmo com fundo claro você lê sem problemas. Claro que deu medo (se acabasse a luz meu aparelho iria pro saco), mas o procedimento foi simples, e depois de 2 minutos, tudo ok.

Agora gravei um DVD-RW com 10 episódios do 24 Horas (quarta temporada) vou depois assistir para tirar o atraso. Preciso também conseguir as legendas para Enterprise, pois perdi quase toda a 3a temporada, quero recuperar o que não vi.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home