02 agosto 2005

Música incidental da semana

Esses dias eu sentei e resolvi assistir o filme Pink Floyd: Live at Pompeii. Eu comprei em DVD faz um tempão, mas não tinha assistido ainda. O trabalho do diretor Adrian Maben é muito interessante, misturando cenas da gravação no anfiteatro de Pompéia, apresentações ao vivo de 7 músicas (sendo 4 gravadas em Pompéia e 3 em Paris), com direito a um gongo e um cachorro uivando numa das faixas... Além de muitas cenas de estúdio (gravação do Dark Side of the Moon, o Floyd lanchando na cantina dos estúdios da EMI, em Abbey Road, entrevistas, Roger Waters fazendo anéis de fumaça com a boca), etc.

Mas duas músicas eu queria destacar, uma da fase psicodélica do PF, e outra da fase progressiva. A primeira é uma que eu gosto muito, que é "Set The Controls For The Heart Of The Sun", do disco "A Saucerful of Secrets" (o segundo), que é sombria, um pouco soturna, mas tem um quê de mágica, com aquele toque ritmado, suave, acústico, quase exótico...

A música que tem ecoado na minha cabeça ultimamente mesmo é "One of these Days", do disco "Meedle" (se lembro bem, sexto disco oficial da banda), principalmente depois do DVD. Ela é toda instrumental, não tem letra, e ela na verdade pertence ao baterista, Nick Mason. No DVD são 3 câmeras filmando ele (frente, cima e lado esquerdo), que dá um show tocando bateria. Ali, a guitarra, baixo e teclado são acompanhantes, e a bateria é o espetáculo principal. O homem toca, perde a baqueta no meio, pega outra, espanca a bateria, num ritmo bem marcado, e tira cada som... Eu adorei a versão do DVD, ela é a melhor, a do disco é boa mas não é tão boa assim. E com isso, não sai da minha cabeça ultimamente. Acho que até semana que vem ela continua, heheh...


Banda no "centro" do palco de Pompéia




PS: E eu que achava o Roger Waters feio... Ele era BEM PIOR há 30 anos atrás!

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home