29 novembro 2005

Portable Firefox, e fudebagens 1000

Descobri há algum tempo o Portable Firefox, e achei a idéia ótima: Uma versão do Firefox que roda direto de um dispositivo sem ter que instalá-lo. Mas ele não roda no CD-R ou RW por precisar gravar no disco (a não ser que o RW esteja em packet mode).

Ou seja, um brinquedo ótimo para pendrives. Aliás, achei links também para outros programas "portáteis": Portable Thunderbird (cliente de email), Portable OpenOffice (suíte Office), Portable AbiWord (processador de texto), Portable NVU (editor HTML), Portable Sunbird (agenda de compromissos), Portable FileZilla (cliente FTP), Portable Gaim (cliente IM), ou todos eles num pacotão, o Portable Apps Suite. Estou usando o Gaim, Filezilla, o XMPlay (player de MP3 e outros formatos, gratuito), e é claro, a raposa de fogo, fora algumas ferramentas (PuTTY, por exemplo).

Legal, né? Mostrei isso a um amigo do trabalho (o mesmo que babou com o AJAX), que gostou muito da idéia... Mas para ser diferente, ele tem umas idéias que eu não entendo...

Explico: A idéia dele para fazer a mesma coisa que eu faço, usando um pendrive, é:


  • Comprar um cartão grande pro Palm dele (um Tungsten E);
  • Comprar um adaptador USB que ele viu a R$ 20 e eu ainda não entendi para que aquilo serve;
  • Comprar uma cópia do Cart Export II, um programa que transforma o Palm em leitor de cartão (ainda bem que os Clié já vem com uma ferramenta dessas). Comprar ou tentar achar uma cópia pirata num dos montes de sites com cracks disponíveis por aí.

Aí, é simples: Basta espetar o cabo USB, colocar o tal adaptador (ou tirar o cabo fora, não sei), colocar o cartão com os programas carregados no Palm, espetar o Palm no cartão, rodar o Cart Export II, e pronto, ele faz a mesma coisa que eu faço. Eu só achei desvantagens: O Palm tá ligado, lá se vai a bateria. (o pendrive puxa energia da USB); gasto com material é maior; volume de coisas é maior para transportar (meu pendrive vai do lado da escova de dentes, na pasta que trago pro trabalho)... Será que eu é que sou o problemático, ou tem gente que gosta de enrolar demais as coisas? Tem pendrives da Kingston no ML por R$ 65 (128 Mb)... Fala sério.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home