04 setembro 2006

Filosofações sobre política...

Reoslvi falar sobre política, e isso é algo que ocorre de tempos em tempos. Entenda-se por "tempos" algo como "intervalos longos". Sai de baixo.

Pelo visto, nos encaminhamos para uma reeleição do atual governo, visto que, segundo as últimas pesquisas, o percentual de votos aumentou. Basta olharem as revistas semanais, ditas "de opinião" (sabe-se lá opinião de quem). Uma analisou todas as promessas feitas há 4 anos atrás, e mostrou que muitas delas não foram cumpridas. Outra comentou que a intenção de voto do atual governo é quase de 50%. E por aí vai.

Parece que teremos "sempre mais do mesmo" até o fim de 2010, para desespero dos meus pais (anti-governo até o osso - acho que eles preferem o anarquismo ao atual governo), e um olhar reticente meu... Não sei bem o que dizer quanto a isso. Há 4 anos atrás, quando esse blog ainda era hospedado no IG, eu olhava com esperança, mas muito cauteloso. Agora... Não sei se devo ter esperança de mudanças.

Curiosamente, essa revista medíocre aqui, que só sabe bater no partido do governo (às vezes ela está certa, outras vezes não), declarou, na sua última edição (aliás, dedicada aos 5 anos do 11 de setembro): "O presidente é melhor do que o seu partido". Bem... Não sei o que dizer. Acho que se merecem, apenas.

Aqui no Rio, o Sérgio Cabral lidera as pesquisas, com o Marcelo Crivella correndo atrás. Depois (bem depois) estão amontoados Eduardo Paes, Denise Frossard, Vladimir Palmeira e outros menos cotados. Quanto a eles, posso opinar um pouquinho, o que faço abaixo (sem links, pois não quero dar publicidade a ninguém).

O Sérgio Cabral vem na esteira do atual governo, de Garotinho e Rosinha. Como eu não odeio eles (ao contrário de muitas pessoas que conheço), não sei se é tão ruim assim. Acho sim, que o governo deles foi fraco em vários pontos. Mas daí dizer que foi o pior, que eles afundaram o Rio de Janeiro (que já estava naufragado e ninguém lembra), que isso e aquilo... É injustiça. Aliás, o Garotinho perdeu muitos votos com aquela greve de fome que ele fez, em maio de 2006 (pelo menos, o voto da minha mãe ele perdeu). Mas sendo ele do Rio mesmo, corremos o risco do governador voltar a ser um prefeitão da cidade do Rio de Janeiro. E brigas com o atual prefeito do Rio serão recorrentes. Não pelo possível novo governador, mas sim por causa do prefeito. Maluquinho é o mínimo que podemos chamar ele... O Sérgio Cabral fez a sua base entre idosos e alguns segmentos da juventude (como o Albergue da Juventude, daonde até há algum tempo atrás ele participava da diretoria), talvez não seja lá muito ruim. Não sei.

O Crivella tem a sombra da Universal por trás dele, o que é prejudicial para qualquer político. A imagem da IURD só não está mais desgastada do que a do PT, que se desgastou rapidamente, nos últimos 4 anos (em comparação à Universal, que vem se desgastando aos poucos, nos últimos 15 anos...). O Crivella está trazendo uma nova imagem para a Universal, o que é bom... Para a igreja. Não sei se é bom para ele. Engenheiro, oficial da reserva do Exército, fala mansa... Não sei. Ouvi ele falando, no Canal Livre, da Bandeirantes, junto com 3 "raposas velhas" da imprensa, e acho que ele se saiu bem. Soube separar bem igreja e estado (quando jogaram o nome da IURD na jogada, ele soube se safar), falou as suas idéias (patrulha nas fronteiras do estado, para combater tráfico de armas e drogas), essas coisas. Não sei se seria bom para o estado, visto que provavelmente teríamos muitos pitacos de bispos da Universal no trabalho dele, além da cobrança, típica da sociedade, em cima dos evangélicos, ainda mais esses que aparecem mais como vergonha do que como orgulho.

Eduardo Paes foi subprefeito da Barra e Jacarepaguá no primeiro mandato do César Maia. Não fedeu nem cheirou. Passou incólume, não fez nada que marcasse de forma retumbante o nome dele nos bairros. Deputado federal... Não fez nada também. Mas é da direita, PFL... E PFL fede. Logo, um bom motivo para não votar nele.

Denise Frossard vive até hoje no eco do seu trabalho como juíza, quando mandou um bando de bicheiros para a cadeia. Não vi o que ela fez como deputada federal, e tentou, depois de ter se aposentado, concorrer a vários cargos políticos. Neca. Ficou queimada com a história de que "não subiria em favela", tanto que no primeiro dia de campanha, subiu o Morro da Providência (palco de brigas entre Exército e traficantes, por causa de um punhado de armas). Minha mãe diz que ela perdeu votos com ela por ser membra da Igreja Messiânica Mundial, uma seita oriental. Hmmm... Eu acho que o problema dela é que juíza <> governadora. Ou seja... Não rola. Bem, melhor fez o (Antônio Carlos) Biscaia, que era o procurador que trabalhou com ela, e tem mantido um trabalho razoável como deputado federal. Lamentavelmente pelo PT, e logo o PT do Rio...

Falando em PT do Rio, lembro-me do Vladimir Palmeira, que não se elege nem para síndico de prédio, por conta do próprio partido. Se ele é bom, eu não sei. Só sei que ele já perdeu várias eleições, e essa será mais uma. Os outros são toscos demais, não vale a pena perder tempo comentando. E chega por enquanto.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home