25 novembro 2006

Podcasts que tenho ouvido - 2

Continuando a lista de podcasts, agora os "genéricos", sobre tecnologia:


  1. Papotech: O João Roberto e o Vinícius tem um podcast sobre tecnologia que tem pouco mais de um ano (e estão no episódio 50), mas aí é com a ótica de usuários, e não de jornalistas de TI. Então, falam mais do que entendem, o que é bom. Mas com isso gastam um tempo danado falando da Microsoft, mais do que eu gosto de ouvir. Embora seja um bom podcast, para mim tem perdido em qualidade, visto que tem sido na sua maior parte uma conversa sobre o Windows (fora de) Vista, iPods e criticar a Apple. Nem a INFO fala tanto do Vista quanto eles. Não sei se sou eu o exigente, mas eu estou achando esse podcast um pouco mais míope com o passar do tempo. Está ficando com pouco assunto... As seções Mantenha seu PC saudável e Fotografia Digital eram opções bem legais, meu pai ficou interessado em ouví-las. Agora, acabaram. Os comentários das notícias tem tornado o podcast fraco, já que é só isso agora. Talvez a última conversa que eu achei realmente interessante foi o podcast sobre software livre (espantoso como o JR foi usuário de Unix no CPQd, em Campinas, e esqueceu tudo), e antes dele, um em que falaram um bocado sobre redes sem-fio. A seção "Momento Retrô" era boa (embora sempre o papo do Vinícius de "eu não sou desse tempo" me soava como um deboche), mas emancipou-se, e virou um podcast separado. É, pena, está ficando chato, e eu tenho perdido a vontade de ouví-lo... Vou ouvindo sem ficar ansioso pelo próximo.
  2. Podcast Código Livre: O Ricardo Macari e a Adriana Saito estão parados com o seu podcast, mas é um pod muito divertido de se ouvir, já que ele é feito sem pauta. E o meu xará é um excelente defensor do software livre, logo, o podcast dele é um podcast Linux advocate, e dos melhores, onde ele defende com afinco o que acredita. E argumenta muito bem. Por não ter pauta, soa bem bagunçado. Até que não é. Mas parece. Mas também, por não ter pauta, é bem natural. As intervenções da Adriana são engraçadas. Falei certa vez que ela era meio "bissexta", ela não gostou. Bem, na verdade é que ela intervém vez por outra, e uma coisa que gosto nela falando, é que a observação sobre o Linux que ela faz é de uma usuária leiga, e com isso fala mal ou bem, de acordo com o que ela percebe. Muito bom, esse podcast. Infelizmente eles estão parados no momento, logo o jeito é esperar o próximo, mandando um email para lá, resmungando pelo número 60...
  3. Podsemfio: Conheci a Bia Kunze, dentista e vidrada em mobilidade, em 2000, acho, na lista Palm-BR. Saí de lá faz tempo, mas lembro da fascinação dela, quando comprou um Palm m505, com entrada para cartão SD e tela colorida, na carcaça do Palm V. Tempo passsa, tempo voa... A Bia seguiu na direção do "lado negro da força" (Windows Mobile), e eu continuo fiel aos Palms. E ela fez um podcast sobre mobilidade. Eu ouço... Mas não é um que me empolgue muito. Tá, eu sei, a Palm fez muitas burradas, ainda é a líder do mercado por inércia dos usuários... Mas confesso que me incomoda essa atitude um pouco fangirl ("fanboy", para ela não pega bem) dela para o lado do Windows Mobile. Preferia que ela fosse mais imparcial, se bem que ela falou muito no Symbian, e um pouco no Palm OS, e Windows Mobile esteja crescendo (se bem que eu usei um iPaq certa vez e achei tão confuso...). Linux em portáteis... Nem sombra, embora a Motorola, Sharp e outros achem o contrário. Mas o que acho pior é o hype em torno dela, que muitos fazem (eleger o blog dela como um dos melhores do mundo no Best of Blogs eu achei forçar a barra), talvez por ser mulher... Me faz colocar um pé atrás. Não que eu ache que ela não entende sobre o assunto, pelo contrário. Mas eu acho que o povo "em torno" acha que ela entende muito, e ela não entende tanto assim sobre o assunto. Ah, ela falou nesse post aqui: "Estou fazendo uma pesquisa de campo que vai deixar todos (em especial os Linuxeiros) de boca aberta.", ou seja, vai chover no molhado, todas as discussões sobre inclusão digital com Linux já falaram de coisas semelhantes a estas (e para mim, só me deixaria de boca aberta se o motivo fosse um ataque alienígena...). Mas vá lá, a Bia tem um desconto bom por gostar de rock, e está mexendo com Linux (se bem que eu não vi ainda os ecos dessa... "Mexida"), e por falar bem de um assunto que é interessante. Tá, não acho que ela saiba tudo sobre o assunto, mas o que ela comenta é interessante. Recomendo para curiosos por mobilidade, mas desaconselho para fanboys.
  4. Abobrinhas Digitais: Esse podcast é ótimo, recomendo fortemente. Discussões bem-humoradas regadas a um vinho (muda de programa para programa), sobre tecnologia, Linux e Mac... São muito divertidos. Talvez por eles não se levarem tanto a sério assim, aí é que a gente ri um bocado. O papo com o "eterno furão" sobre sistemas embarcados foi ótimo, o outro, sobre computador no carro (CarPC) me deixou curioso sobre como colocar um micro dentro de um automóvel (gostei da idéia...). E o curioso é ouvir um podcast feito em Vitória da Conquista, Bahia, logo tem um sotaque nordestino, e junto com as notícias bizarras mais o papo mais profundo do episódio, tornam esse podcast um dos melhores que eu ouço atualmente.

Marcadores: , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home