12 novembro 2006

Pílulas

Para "festejar" o 700o post desse blog que vocês visitam esporadicamente e lêem (obrigado aos 20 que já abriram essa página hoje), iremos aqui uma coleção de rapidinhas:


  • As baterias de notebook continuam ganhando de mim. A atual bateria do Legolas resolveu não funcionar quando deveria. Logo, vez por outra a aplicação que fica na área de notificação do GNOME avisa: 21 horas e 41 minutos para carregar a bateria. Tiro ela, aperto o botão para ver o nível de carga... Não acende nada. Deve ser problema no circuito de carregamento. De novo. Isso significa R$ 300 por uma bateria nova, via ML.
  • Aliás, ando pensando em trocar de notebook. Se alguém quiser comprar o meu, abaixo vai o conjunto de especificações, ele é um Compaq Presario 2100:

    1. Athlon XP-M 1800.
    2. 512 Mb de RAM (coloquei + 256).
    3. 20 Gb de HD.
    4. Rede wireless (instalei).
    5. Gravador de CD e leitor de DVD.
    6. Placa de vídeo ATI Radeon Mobility U1.
    7. Todos aqueles badulaques de notebook: saída S-Vídeo, VGA, 2 USBs, entrada para teclado, serial, paralela, etc e tal.
    8. Está com Ubuntu Linux instalado, para ser exato, o Edgy Eft, última versão.
    9. O teclado foi trocado, é novo.

    Se alguém tiver interesse, aceito ofertas nele. Se quiser com uma bateria que funcione, podemos negociar, eu troco a bateria e o interessado paga 2/3 do valor dela. Tenho a imagem do HD original, com Windows XP. Caso queira o sistema operacional anterior, eu recoloco a imagem original. Tenho toda aquela papelada, CDs com restauração, tudo direitinho. Ah, ele também está cheio de adesivos, mas eu posso removê-los. Ofertas para o meu imeiu, pessoalmente, via comentários no blog... Ah, vocês sabem.

  • O maldito do Internet Banking do Bradesco me deixou com os cabelos em pé ontem e hoje. Meu pai não conseguia acessar, eu fiz de tudo para fazê-lo funcionar corretamente. A solução foi abrir um pouco o firewall (tem portas q o applet acessa e eu estava fechando, se alguém souber me conte), instalar o Firefox 2 e a nova versão do plug-in do Java, e mexi em alguns itens da configuração. Parece que funcionou, e a novela acabou. Que saco, mais uma vez está aí a prova de que o Bradesco me odeia.
  • O professor na licenciatura passou um monte de problemas de matemática para serem resolvidos e entregues. Alguns bem interessantes, outros mais difíceis ainda, e logo eu que ando um pouco enferrujado. Nem lembro mais como se prova por indução finita... E preciso arrumar tempo para fazê-los. Já fiz alguns, mas tenho que acabá-los.
  • Falando em licenciatura, ainda tenho que ver a questão do estágio supervisionado, não resolvi isso.
  • Um amigo meu está na pior, num processo de depressão e perda de peso que já fez ele reduzir uns 8 kg. Bem, assim ele emagrece. Mas em compensação, meu papel, como amigo, é animá-lo e ajudá-lo nesse momento difícil. E sim, me revoltar contra todos aqueles que fizeram parte no conjunto de circunstâncias que levaram-no a entrar nessa depressão. Ainda vai ter muito reco-reco, como diz minha mãe.
  • Aliás, essa situação e outras me fizeram repensar algumas coisas, e me desanimaram com algumas questões... O sentimento é o mesmo a 10 anos atrás, quando entrei no mestrado: Comecei todo empolgado, mas desanimei, e aí comecei a empurrar com a barriga, querendo que tudo acabe logo.
  • Sobre a questão Microsoft-Novell: O Cesar tocou no assunto, nesse post, e fico pensando sobre... A Microsoft ferrou a Novell há anos atrás, e isso está documentado num livro, que por acaso eu tenho e não tive paciência de terminar ("O Caso Microsoft", da jornalista Wendy Goldman Rohm). Soa como o acordo de 9 anos atrás, da Microsoft "salvando" a Apple da falência (se bem que eles já estavam se levantando por conta do iMac). Agora, a Microsoft quer entrar no mercado de música online (onde a Apple está, e domina 80% do mercado) com o Zune, mas eu acho que vai ser um retumbante fracasso para ela, assim como o Xbox (original) foi. Ela tem dificuldade de entrar em mercados novos (como mobilidade), mas isso eu comento em outro espaço.

    Sim, pelo visto ela fez a jogada para tentar escapar de um processo antitruste na Europa, espero que não escapem. Quanto à briga código livre x software livre, eu confesso-me mais próximo à primeira visão. Acho a filosofia muito importante, o movimento social por trás, mas não vai ser dizendo "não usem DVDs porque eles usam algoritmos patenteados" que a gente vai ganhar o mundo. Acho que o software livre é libertário, mas acho que devemos passar pelo código aberto para chegarmos lá. Como eu não observo muito como as coisas estão na comunidade (o Cesar sabe mais, afinal, ele deixou de ir a Jaú para ir ao CONISLI, fudeba furão!), parece que as coisas estão em ebulição. Algumas coisas que ele compartilhou comigo saíram no post dele. Outras, ficam entre nós. Mas vejo o acordo como um momento onde temos que "por as barbas de molho" e nos preparar. A Microsoft, assim como satanás, é astuto(a). Bem, vamos ver.

  • O Rafael (resolvi fazer o mesmo esforço do Luciano, de chamar os amigos pelo 1o nome, se bem q nós no Rio chamamos pelo sobrenome e nos achamos íntimos) nos deve ainda um longo relatório da Coréia, e do que ele comprou, nos momentos banana que ele sofreu. Aliás, cheguei a perguntar a ele se o cacho de bananas tinha sido providenciado, para ele escorregar...
  • Ainda não tive tempo para instalar o Fedora Core 6, embora tenha baixado e gravado o DVD.
  • Antes de entrar no longo e tedioso período da recessão, tenho pensado muito em fazer uma última aparição do espetáculo do crescimento, que consiste em:

    1. Trocar de câmera. O Dr. Venom manifestou interesse em comprar a minha câmera digital, e eu estou pensando em comprar essa que está aí embaixo:

      Canon Powershot S2


      Mas primeiro ele precisa pagar a dívida que ele tem para comigo.

    2. Outra é fazer um bom upgrade no meu desktop. E aí partir para um Athlon 64 X2 3800 (R$ 480 aqui no Rio), com uma placa-mãe Asus M2V (não achei Abit que tivesse suporte e o chipset fosse VIA), 1 Gb de RAM DDR 2, da Kingston, e uma placa de vídeo ATI que seja PCI Express. Ah, e uma fonte de alimentação nova, essa aqui está ótima, mas vai para o outro micro, já que é bem mais silenciosa.
    3. Por último, já que eu falei lá em cima em vender o notebook, seria para comprar outro, e o que eu gostei MESMO foi esse aqui:

      HP Compaq Presario V2607



  • Tudo isso consome dinheiro, e eu vou ter que me apertar drasticamente logo depois. Por quê? Depois eu conto.

Marcadores: , , , , , , , , , , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home