13 janeiro 2007

Limpeza

Aqui em casa tudo é Fast Ethernet (100 Mbps), logo dá para transferir dados a uma velocidade boa (até 8 Mb/s) entre as máquinas, o aragorn e o boromir. Só que ontem fui transferir um filme para gravar no DVD... Máximo de 1,5 Mb/s. Só. Futuco, troco cabo, coloco um cabo cross (sem passar pelo switch)... Nada.
Lembro-me que eu precisava limpar essa máquina, um Duron 800 com 384 Mb de RAM e 2 HDs, de 10 e 30 Gb: "Amanhã eu faço", pensei, já antevendo o que iria pegar pela frente. O recorde dela foi 50 dias ininterruptos, e agora, ela estava até então ligada desde meados de dezembro (32 dias, para ser exato). O jeito é fazer a faxina.
Hoje de manhã abro o aragorn (um Athlon 64 2800+ com 512 Mb de RAM e 2 HDs, de 80 e 120 Gb (o disquetão), e deixo o boromir fazendo o que ele sabe fazer de bom. Nossa, que sujeirada. E tome pincel, sopro, sacode e puxa. Tiro os pentes de memória, as placas, e limpo uma a uma. Tiro o cooler (com o processador junto - não, não entortou nenhuma perna - ufa), troco a pasta térmica, recoloco, mexo na posição dos cabos de força, limpo tudo... Muita sujeira. Pronto, o outro eu pego depois do almoço.
E assim fiz. O boromir ainda estava mais sujo do que eu esperava: Desmontei a ventoinha do cooler para poder limpar, e tirar os torrões de poeira acumulados. E mais uma longa sessão de pincel nas ventoinhas, limpeza nas placas, realocação de cabos, troca de placa de rede (tenho 4, faço revezamento entre elas por aqui), remonto... E tudo funciona.
Aliás, nem tudo, uma zica pequena por causa da troca da placa de rede, mexe numa configuração, tá resolvido. Pronto, máquina funcionando... E vamos de Veja Multi-Uso na carcaça de plástico e metal dos gabinetes, do monitor (previamente limpo nos buracos com uma escova de dentes velha), e por último no teclado, o meu preferido teclado IBM Model M. Ainda procuro uma chave canhão de medida de 7/32 polegadas para abrí-lo para limpá-lo por dentro, mas não acho. Enquanto isso, vai um pano e mais Veja no teclado. Parece outro, tá bem limpo.
Deu trabalho, mas valeu a pena essa limpeza, preciso fazê-la mais vezes (não lembro quando foi a última). Ah, e a rede? Agora há pouco consegui 7,5 Mb/s de pico de transmissão entre as máquinas. Muito bom, problema resolvido. E como diria Hannibal Smith: "Eu adoro quando um plano dá certo".

Marcadores: , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home