03 janeiro 2007

Magia arcana

Nota: Esse post estava perdido no meu HD, eu não tinha postado-o antes... Resolvi postar agora.

Por quê será que, nos dias em que eu estou realmente inspirado e realizo uma operação impossível, ninguém está lá para testemunhar? Instalei o Ubuntu novamente num dos servidores da escola. Mas não é um servidor comum. Aquela máquina tem o seguinte hardware:


  • UCP: Pentium 200 MMX - fruto de uma doação.
  • Memória: 48 Mb - eram 32, mas eu tive pena dela há um tempo atrás...
  • 4 HDs, dos seguintes tamanhos:

    1. 1,7 Gb - para o sistema - um dos últimos HDs antigos, que remontam à fundação da escola (10 anos de idade).
    2. 1,2 Gb - para o backup - catado numa máquina velha.
    3. 2,1 Gb - para o /tmp - com setores esquisitos nos primeiros 40 Mb, onde estrategicamente fica o /tmp.
    4. 3,1 Gb - para o backup - uma doação.

    Nota: Esses 2 HDs "para o backup" estavam rodando em LVM, ou seja, para o sistema é uma coisa só.

  • 2 fontes AT
  • Placa de vídeo... A mais fuleira possível.
  • Placa de rede... RTL-8029, a prima mais velha das famosas RTL-8139.
  • Tudo isso enfiado num gabinete torre full, de 6 baias de 5 1/4", e umas de 3 1/2". O último a entrar (o de 3,1 Gb) está estrategicamente colocado em cima do 1o, de 1,7 Gb. Só que o "novo" está de cabeça para baixo, preso com... Arame.

Essa máquina é o nosso faz-tudo da rede. Só para vocês terem uma idéia, ela comporta:


  1. Um servidor Web - Apache - onde está a intranet da escola - que também pode ter acesso externo, via Web (http://republica.ath.cx).
  2. Temos PHP e MySQL, para rodar, por exemplo, o sistema da biblioteca da escola, que é uma versão modificada do Estante, trabalho do Giovanni (fudeba) que ainda não fez as modificações que a bibliotecária me pediu, grrrr...
  3. Servidor FTP - o material didático disponível para os alunos acessarem, como apostilas, textos, etc, fica nele - e são 400 Mb.
  4. Backup - ela recebe semanalmente o backup dos outros servidores. E tome rsync.
  5. Servidor NTP - as máquinas acertam a hora nela, toda vez que um usuário se conecta.
  6. Professores de Internet estão usando o espaço dela para hospedar o trabalho dos seus alunos, para que possam consultar depois.
  7. Ainda pretendo colocar nela um servidor Jabber, para fazer um "ICQ interno" (em linguagem de quem não entende), e o que mais vier.

Como já disseram, ter isso tudo rodando num P-200 com 48 Mb de RAM... A máquina é ninja. Eu chamaria ela de highlander, pois parece que nunca morre!

Update: O HD do servidor relatado acima faleceu várias vezes, sendo substituído, reinstalado e trocado... A ponto de encher o meu saco. Consegui convencer dois amigos, e peguei uma outra máquina, um pouco melhor, que eles tinham guardado para fazer experiências. O hardware é o seguinte:


  • UCP: Pentium II 300 Mhz.
  • Memória: 64 Mb
  • 3 HDs, dos seguintes tamanhos:

    1. 2 HDs SCSI, de 4 Gb - sistema, $HOME, material didático, etc.
    2. 1 HD IDE, 3,1 Gb - para o backup - uma doação.

  • Placa de vídeo... A mais fuleira possível.
  • Placa de rede... RTL-8139, acho.

Essa máquina era o antigo servidor da escola, quando eu cheguei. A irmã gêmea dela foi roubada (contei essa história do furto nesse post aqui, há um bom tempo), e está aguentando o tranco muito bem. Adicionei uma placa de som, uma Creative SoundBlaster 16 (acho) nela, e como um dos HDs SCSI sobrou vazio, colocamos um novo serviço nela: Servidor de música e vídeos! Sapecamos o GNUMP3d, aproveitei e converti todos os MP3 para Ogg Vorbis (usando bitrate variável, entre 84 e 112 Kbits/s). Resultado: Economia de 35% do espaço, pelo menos. E funciona bem, mesmo na nossa rede de 10 Mbps.

No futuro, quando trocarmos os servidores, estou pretendendo remover essa placa SCSI e esses HDs, e usá-los para serem o cache do Squid da escola. 8 Gb tá bom demais para cache, e HDs SCSI são feitos para agüentar pancada. E... Eu não quero pagar R$ 600 em 1 HD SCSI de 36 Gb...

Mas agora eu estou de férias, e só vamos pensar nisso em fevereiro.

Marcadores: , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home