29 maio 2007

Existe vacina contra chatice?

Meu pai é quase neurótico com doenças. Eu já devo ter dito por aqui, que ele vive a três passos da hipocondria. Se ele não fosse casado com minha mãe, ele já teria dado esses três passos. Há poucas semanas, ele foi tomar a vacina contra a gripe. Foi numa clínica particular, e aproveitou, sapecou nele e na minha mãe vacinas contra gripe, pneumonia, antitetânica e mais uma que eu esqueci (febre amarela? Não lembro). Quatro agulhadas, os dois braços doloridos por um par de dias... Um esforço quase desnecessário, com as vacinas extras (a de pneumonia e gripe tudo bem, as outras eu acho besteira).

Aliás, minha mãe diz que ele deveria confiar mais em Deus e menos nos médicos. É muito comum (infelizmente) ver pessoas cristãs, como nós, que depositam TODA a responsabilidade da cura em Deus, e com isso não vão a médicos: seja porque não querem gastar dinheiro, não querem acordar cedo para pegar remédio de graça, seja porque acham que Deus SÓ age com curas milagrosas, seja porque são displicentes mesmo. Meu pai é o contrário, segundo ela: "Ele deveria acreditar mais na ação de Deus e menos nos remédios e nos médicos." Atingir um equilíbrio, que é algo saudável.

Eu, em contrapartida. odeio agulhas. Tenho P-A-V-O-R de agulhas, injeções, tudo que se refere a ser espetado. Dizem eles que deve ser um trauma causado por um tratamento anti-alergia que eu fiz quando era ainda infante, abaixo dos dois anos. Foi necessário tomar 70 vacinas, resolveu o meu problema. Mas isso tudo deve ter causado tal... "Trauma". Fazer coleta de sangue, para mim, normalmente requer uma preparação psicológica antes, para aceitar mentalmente a agulha penetrando na minha pele, e as seringas sendo enchidas. Se houvesse outra maneira de fazer essa coleta, eu seria doador de sangue sem problemas. Mas eu tenho um medo irracional de agulhas. Desculpem, eu sou humano, é uma fobia minha.

Agora acabo de protagonizar uma discussão idiota e tola com ele, por causa de um surto de rubéola que está acontecendo no estado. São 1100 casos confirmados no ano, contra 624 casos no ano passado. Fui na Wikipédia, ler sobre a rubéola... E descobri que ela é quase uma gripe. Em mais da metade dos casos, não faz nada. Nos outros, os sintomas são febre baixa (até 38ºC), ínguas, manchas rosadas no rosto (e que duram no máximo 5 dias), vermelhidão dos olhos (sem perigo), dor muscular das articulações, de cabeça e dos testículos, pele seca e congestão nasal com espirros. A coisa fica séria com mulheres grávidas, e todas elas devem se vacinar para evitar complicações ao feto.

Quanto ao tratamento, segundo a Wikipédia, "a doença não é séria e as crianças de sexo masculino não necessitam realmente de tomar vacina, mas frequentemente também são inoculados para prevenir as epidemias ou que depois infectem companheira grávida não vacinada.". Ou seja, eu tomei vacina contra rubéola quando era criança. Se eu entendi direito, estou imunizado, pois eu tomei quando era criança. Em bom português, não preciso tomar a bendita da vacina.

E por causa disso, foi uma acalorada discussão de dois malucos gritões, um com medo irracional de agulhas (eu), e o outro, neurótico com doenças (ele). E minha mãe no meio do fogo cruzado... Coitada dela.




Vejo no Globo, uma reportagem sobre o surto... E nos comentários, além de um sujeito puxando o saco da namorada, já tem alguém falando do (...)PESTE DO POLÍTICO,é A PRAGA DO POLÍTICO SEM VERGONHA,INESCRUPULOSO, DESONESTO(...). Ô chatice, vacinem-me contra ela!

Marcadores: , , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home