01 maio 2007

Filosofações: 13 anos sem Ayrton Senna

Há tempos eu queria falar de automobilismo, mas não tinha tempo, ou oportunidade. Hoje fabriquei tempo, e a oportunidade é propícia. Então, vamos lá. Não lembro de ter contado por aqui, mas eu sempre gostei de automobilismo. Aliás, sempre gostei mais de automobilismo do que de futebol. Com certeza é influência do meu pai, que acompanha(va) a F-1 desde os tempos do Jim Clark, bicampeão de F-1 nos anos 60 e morto num acidente na (antiga) Fórmula-2. E como toda criança imita o pai, acabei tornando-me um relapso torcedor do Botafogo, mas fã de corridas de carros.

Cheguei a ir ao Autódromo de Jacarepaguá, que é perto da minha casa. Se lembro bem, eram os treinos para o GP Brasil de 1984. René Arnoux rodou na Curva Sul com uma Ferrari, e eu, garoto, na arquibancada A, arregalei os olhos. Nossa, aquilo era demais. Aquele barulho ensurdecedor...

Meu irmão, Fabio, gosta mais do que eu de corridas. Confesso que eu não tinha lá muita paciência para acompanhar mais de 60 voltas num circuito, ainda mais que as câmeras fecham nos primeiros lugares, e o que é divertido, a disputa do pelotão intermediário nunca passava. Logo o pelotão intermediário, onde vale dedo no olho e chute na canela?! Meu irmão, ao contrário, assiste até corrida de carros de rolimã. Vai toda hora ao Autódromo ver campeonatos de arrancada, Stock Car, o que tiver valendo. E lá ele está. Meu pai também. Eu, vejo e gosto, leio mas não sou vidrado.

Mas, em 1o de maio de 1994, morreu o Ayrton Senna. Ainda lembro do fato. Confesso que sempre gostei mais do Piquet, pelo seu jeito falastrão, seu toque carioca, sua língua mais afiada, pelas brincadeiras que ele fazia com o Mansell... Mas, apesar de alguns acharem o Senna insosso e incolor, simplesmente por falar menos e fazer mais, eu gostava também muito daquele sujeito narigudo, tímido e calado. Ainda lembro do Bussunda perguntando para ele: "Alguma namorada já te falou: 'Acelera, Ayrton?'". E o Senna pára, coça o queixo, vira o rosto e desfere no microfone: "Já". Piadas bem sacadas, antes do Pânico...

Ainda guardo na memória o Campeonato de Fórmula 1 de 1986, e como iria esquecer? Era Alain Prost, Piquet, Nigel Mansell e Senna disputando palmo a palmo! E o Ayrton tirando leite de pedra, naquela Lotus amarelinha, com patrocínio da Camel (já que a John Player Special deixou de patrocinar pouco tempo antes), e lutando contra as MacLaren e as Williams. Nossa, que campeonato divertido de se ver! Como poucas vezes vi um tão bom.

Dali ele foi para a MacLaren, e títulos em 1988 (tenho um poster dentro do armário, colado), 1990 e 1991. A garfada descarada de Jean-Marie Balestre, da FIA, o título roubado em favor do Prost, e tanta coisa... A ida para a Williams, a morte do Ratzenberger nos treinos de Ímola (e o Senna se levantando, pedindo mais segurança para os carros).... Aí veio o acidente, e a fatalidade. A morte que parou o Brasil. 250 mil pessoas acompanharam seu enterro. Se eu morasse em São Paulo, seria um deles. Passei 1 semana andando com uma faixa preta amarrada no braço direito. Estava eu no 7o período da faculdade, e um bocó que eu considerava amigo (na época), só sabia fazer comentários insossos e nada consoladores ao meu coração choroso, de brasileiro torcedor.

Não chorei a morte do Senna, como minha mãe. Mas me entristeci muito. Fiquei cabisbaixo duas semanas. Foi uma comoção nacional, tristeza de todos. Meu pai parou de ver Fórmula-1 desde então, e não viu o acidente. Fechou os olhos, virou a cara, fugiu da sala. Nunca viu como foi a batida na Tamburello que vitimou, aos 34 anos, Ayrton Senna da Silva.

O Ayrton tinha uma coisa engraçada... O Brasil acostumou-se a ter uma seleção campeã, uma "coletânea de ídolos", principalmente no futebol. Mas ele foi um ídolo individual. Todo brasileiro, então, ligava a TV no domingo de manhã e "convidava" o Ayrton a entrar na sua casa, para divertir-se e torcer por ele, correndo e botando aquela turma toda no bolso do macacão. Depois, tentaram fazer isso com o Guga, quando ele ganhou o torneio de Roland Garros, em 1998 (foi em 98? N tenho certeza), e agora estão tentando fazer com o Felipe Massa. Rubens Barrichello tentou puxar a torcida para ele, mas ele não é um grande piloto, apenas um ótimo piloto. Queimou-se feio, não só por ele, mas também por ser comparado ao Senna. Não tem jeito, muitos comparam-no ao Ayrton.

Muitos falam que, se não fosse a morte do Senna, o Schumacher não teria ganhado 7 campeonatos. O Senna ainda correria pelo menos mais uns 3, 4 anos, e provavelmente traria mais um ou dois títulos, batendo vários recordes. Maldita barra de direção remendada... O Brasil parou. Eu guardei a Veja que foi feita falando do acidente, e da vida do Senna. Todo o país sofreu a perda de um ídolo. Na Copa do Mundo, 2 meses depois, na final, uma faixa estendida pelos jogadores: "Senna, esse tetra é nosso!". Ou algo assim do tipo. Quem viu, lembra.

Outros dizem que, se o Schumacher corresse contra Prost, Mansell, Piquet, Lauda e tantas outras cobras criadas, que o Senna pegou pela frente, ele não teria feio 10% do que ele fez na F-1. Não sei se assim seria, mas uma coisa é certa: Se o alemão tentasse dar um toque no Mansell, seria respondido pelo inglês bronco com um arremesso de tomate tifosi na caixa de brita.

Meu pai resolveu voltar a ver F-1 agora, em 2007, com a saída do Schumacher, e a ascensão do Felipe Massa. Se você percebeu, ele não gosta do alemão com queixo de bidê. Aliás, ele odeia. Com todas as forças. Não acho impossível ele jogar a culpa na morte do Senna nas costas do Schumacher, por mais absurdo que isso seja. Mas isso não importa mais. A F-1 perdeu boa parte do brilho com a morte do Senna, que, se hoje vivo, teria 47 anos, muitos cabelos brancos e muita história para contar. Talvez estivesse correndo em alguma categoria, como turismo, ou protótipos, para se divertir, assim como o Piquet anda fazendo.

Eu? Bem, eu estou ouvindo agora dois podcasts sobre automobilismo, o Buteco Racing, e o Radio Box. Ambos são ótimos, interessantísssimos, e tem sido responsáveis por despertar meu interesse novamente "nos carrinhos que correm em círculos, e não chegam a lugar nenhum".

"Ayrton Senna da Silva

* 21.03.1960

+ 01.05.1994

Nada pode me separar do amor de Deus"

Hoje, o túmulo do Senna virou ponto turístico em São Paulo. Seu sobrinho, Bruno Senna, 24 anos, está disputando a GP2, categoria de monopostos que substituiu a Fórmula-3000 e a Fórmula-2. Talvez ele chegue na F-1 em 2008, vamos ver. "Os cães ladram, e a caravana passa", assim dizia Ibrahim Sued. Mas que saudade, que essa caravana deixa...



E desculpe, pessoal do F1 Tales, mas ainda lembro desse final de semana negro, e ainda dá uma ponta de tristeza. Então, não reclamem da minha lamúria, tá?

Marcadores: , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home