12 julho 2007

Semana da "vergonha na cara"

Semana passada tivemos alguns momentos de "tomar vergonha na cara" e executar o serviço, bem a láá GTD. Inicialmente, foi a questão da impressora que está no micro do meu pai, e fiz o que deveria para tê-la configurada no meu desktop. Ainda não coloquei-a no notebook, mas vá lá, eu quase não imprimo daqui mesmo...

O segundo momento foi o do roteador wireless. Há pouco mais de 1 ano comprei um roteador Linksys, um WRT54G. Vocês devem ter lembrado de que eu queria instalar o OpenWRT nele. O OpenWRT é uma distribuição Linux para roteadores wireless, incluindo os Linksys WRT54G, que são talvez as peças mais gambiarradas da história do hacking moderno. No site Linksysinfo, eu contei 15 firmwares, fora os originais, e ainda tem os não-listados por aqui. É muito firmware, e a coisa chegou ao ponto do pessoal da Linksys soltar um roteador que pede para ser hackeado. Pelo visto entenderam que, se liberar o firmware para ser trocado, são mais pessoas para usar os Linksys, mesmo com firmwares que não sejam os originais. Compensa para eles, compensa para nós, já que o projeto de rede mesh da UFF é todo feito com WRT54G e OpenWRT (clique aqui).

Voltando à vaca fria: Chega sábado, começo a olhar para o roteador, e, movido de um santo orgulho, resolvo colocar ele em funcionamento. Mexo um pouco, interface Web bem feita... Bem, vamos ao que interessa. Pego o firmware, baixo, coloco no notebook. Espeto-o na tomada, e coloco o roteador no no-break: "Se cair a força, o roteador e o notebook estão protegidos", pensei. Coloco cabo, e vejo que dá para instalar via interface Web mesmo. É agora, vamos ver...

Pronto. Recarrega-se a interface Web, e temos o OpenWRT. Só isso? Vou lá na interface, configuro... Well, vamos tentar um ssh. Na mosca, conecta. Maravilha! Na hora lembrei de um amigo do meu pai, que largou o fumo depois de aposentado: "Se eu soubesse que largar esta merda fosse tão fácil, eu já teria feito isso antes!" No meu caso, se eu soubesse que colocar o OpenWRT funcionando era assim, tão fácil, ele já estaria operando.

Aproveitei e configurei algumas coisas, logo hoje a Internet é gerenciada pelo GreyHavens (Portos Cinzentos - sim, tem a ver com O Senhor dos Anéis), e estou me divertindo, vendo repositórios de programas (tem até squid para rodar nos NSLU2, os Linksys com HD embutido), asterisk e vários outros hacks. Esse é o meu primeiro Linux embarcado, e isso está me influenciando para colocar Linksys ao invés de D-Link lá na escola...



Update: Instalei ontem o X-Wrt, uma nova interface Web para o OpenWRT, que é um projeto separado do primeiro. Fantástico, dá para hackear todo o Linksys somente pela interface Web. Do idioma da interface ao clock do processador do bichinho, passando por coisas interessantes como aumentar a potência de saída do Linksys (preciso olhar isso depois, com mais calma). Muuuuito bom.

Marcadores: , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home