26 junho 2007

Getting Things Done... More or Less

Acho que a aplicação mais usada em todos os Palms que eu tive é o ToDo, aplicativo nativo do Palm OS (hoje Garnet OS), que relacionam as coisas que devem ser feitas, com graus de prioridade (até 5) e data para conclusão (ou não). Coisa simples, divisão em categorias, essas coisas. Para mim, está muito bom. Existem entradas nessa lista que remontam ao meu Palm III, lá pelos idos de 1999 ou 2000. Claro que não são itens prioritários (senão não moravam na minha lista há tanto tempo), mas são coisas que precisam ser feitas. Um dia, ainda não sei qual...

E não tem coisa mais frustrante do que você olhar a sua lista de coisas para fazer, e não ter completado tudo o que tinha sido agendado para o dia. Sempre sobra uma ou mais coisas para serem executadas, e sempre postergar acaba sendo o paliativo desagradável a ser feito. E a injustiça, de itens tão simples como "cortar o cabelo" estarem lado a lado com "refazer o servidor"... Um leva 15 minutos, outro leva dias... É a fria lógica do Getting Things Done (GTD).

Pois é, hoje, num desses momentos de discreta tristeza, olhei pelo J-Pilot e vi que haviam 245 itens na lista. Lembrei que eu não tinha ainda removido os itens completados, e resolvi fazê-lo.

Qual não foi a minha surpresa quando a lista encolheu para 91 itens. E a última faxina foi feita em meados de abril. Ou seja, em 2 meses, 154 itens executados. Uma média de pouco mais de 2 itens por dia, pelo que eu calculo. Foi um motivo para sossegar a minha cobrança, e me tranquilizar: As coisas estão sendo feitas.



Em compensação, peguei hoje o gravador cassete que deixo no carro. Uso-o quando preciso fazer uma anotação e não posso usar o Palm. Logo, pego-o e gravo um brevíssimo recado com o que é preciso ser feito. Só que eu ouço os recados de tempos em tempos... Logo, a lista hoje passa de 100 itens. Update: O que foi que eu disse? 106 itens.

Marcadores: , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home