13 março 2008

Software livre e as empresas: 2 cenas

Houveram duas passagens recentes, com saldos positivos e negativos, que mostram como as empresas encaram a opção de escolha do consumidor. No caso, software livre. Vale lembrar que o que eu quero não é que TODO MUNDO use software livre, mas sim que eu seja tratado com respeito, como consumidor.
Quero ter o mesmo acesso ao que eu tenho direito que um usuário de software proprietário tem. Se o problema for do software, o jeito é morder a testa e tentar ajudar os desenvolvedores. Se for do fornecedor, eu vou encher o saco porque quero ter acesso ao conteúdo deles. Lamento pelos adoradores da Microsoft que defendem o seu salário (e não a empresa), mas, se até a própria Mico$oft entendeu que o negócio é (tentar) interoperar... Bem, vai lá:
  1. Entro no site da CBN, para ouvir a programação da rádio "que só toca notícia" (e deixa a opinião para os comentaristas e para o público - melhor assim), e clico para abrir. Só que eu estava usando o Firefox 3 beta 4 (como estou agora), e o plugin para tocar vídeo e áudio por streaming não estava funcionando (aliás, como a maior parte das traquitanas). O que eu tenho como resposta? Uma mensagem dizendo: Problemas para ouvir rádio via Linux? Baixe o MPlayer. Ou seja, o site detectou que eu estou usando Linux, e ainda me indicou o MPlayer, decano software para tocar vídeo, áudio e tantas outras coisas. Agora tudo funciona direito, inclusive copiei a URL para poder colocar o MPlayer tocando o áudio sozinho, por streaming. Gostei disso, o site reconheceu e ainda me apresentou sugestão de como fazê-lo. Muito bom!
  2. Entro no site da Vivo, e vou no Vivo Online, serviço que eu quase nunca usei. Chego lá, preencho o número do telefone, senha... E o botão em que clicamos... Não está "clicável". Droga, só funciona em Internet Explorer. Resolvo enviar um email para a Vivo, reclamando:
Enviada em: 11/03/2008 22:21:30
Assunto: vivo_online
(...)
assunto = Site não funciona no Firefox
pos_reincidencia = sim
area_canal = lojas_vivo
estado = RJ

pos_comentarios = O site não funciona direito com navegadores que não sejam o Internet Explorer. Eu uso Linux e Firefox como navegador, e desde SEMPRE eu não consigo fazer uso do Vivo Online, simplesmente porque o link não é e nunca foi clicável. Como muitos clientes, quero que o site seja acessível para mim, mas desse jeito não dá. Solicito então que façam a devida adequação ao padrão W3C, já que o IE não os segue, e o Firefox, sim.

Obrigado, Ricardo.

Resposta que eu obtenho:
Prezado Sr. Ricardo,

Boa Tarde!

Ao final deste atendimento, por favor, atribua uma nota para aprimorar os serviços do Fale Conosco constantemente.

Recebemos o seu e-mail e com base em seu questionamento, informamos que com base em seu questionamento, informamos que o navegador padrão para o acesso ao site da Vivo é o Internet Explorer.

Colocamo-nos à disposição para qualquer eventualidade, por mais esse canal de atendimento, que a Vivo disponibiliza aos seus clientes, onde nos comprometemos a solucionar futuras eventualidades, de maneira rápida e objetiva. Contamos com a sua participação para avaliar o atendimento que acabou de receber de um dos analistas do Fale Conosco. Por favor, cole o endereço em seu navegador internet: http://www.vivo.com.br/pesquisa e utilizando uma escala de 0 a 10, onde 0 quer dizer totalmente insatisfeito e 10 totalmente satisfeito, dê a nota correspondente ao seu grau de satisfação ao atendimento recebido.

Atenciosamente,

Daiane Salles
Equipe Fale Conosco
www.vivo.com.br


Dispensável dizer que eu coloquei nota zero para o atendimento, e para a solução do problema. Ou seja, se vira e use o navegador que eu quero? Passa ontem.

Lamentável dizer que uns não querem solucionar o problema, outros, por pura cautela, testa e apresenta a solução. E só tenho uma coisa a dizer: Lamentável.

Marcadores: , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home