27 fevereiro 2008

Rápidas sobre a casa, e outros

  • Lembram do teto de gesso, úmido pela água? Pois é, agora o escritório tem 2 buracos do tamanho do meu polegar, e no momento em que escrevo isso, um balde no lugar do monitor do computador da Cláudia. E cadê o pedreiro da vizinha, que sumiu?
  • No vão da escada, a água empoçou e correu pela parede lateral. Tivemos que por um pano no canto da escada. Saco.
  • Calhas com alguns problemas... É, isso tá virando novela. Mas um dos problemas eu mesmo vou resolver, chumbar elas mais alto.
  • IMAP para as massas! Estou migrando (aos poucos) o meu esquema de email para o Gmail, para tirar proveito do IMAP que ele tem agora. Assim poderei ler meu email no webmail, no Palm, no notebook e no desktop sem problemas.
  • Só que para isso, instalei o Thunderbird e coloquei uma segunda configuração para o mutt, para usar o IMAP. Ainda tenho muito email antigo ainda não lido no Evolution/mutt.
  • Um dos meus radinhos Motorola Talkabout está com a bateria ferrada, mas no ML tem para vender, a R$ 9,80. Preciso comprar um, será útil, por exemplo, quando eu e Cláudia formos fazer compras, tipo... "Paralelizar" o serviço.
  • E finalmente tem uns WRT54GL à venda, só R$ 220. O GL, como alguns sabem, foi feito para ser hackeado. E eu, durango...
  • Impressionante como o Thunderbird se integra bem ao Gmail! Agora, o mutt... Mandei por ele apagar uns emails... Mas ele não apagou. Estranho.
  • Estou indo para o vermelho, financeiramente falando, e ainda por cima devendo um dinheirão a algumas pessoas... Alguém quer um professor/administrador de redes/montador de servidores para trabalhar/fazer bico/descolar uma grana não? Se a coisa estivesse feia, estaria boa. Está bem pior.
  • Mesmo assim, sonhar não custa nada, e eu queria pegar um NSLU2, como esse aí do lado... Para fazer o quê? Instalar Linux, é claro!
  • Finalmente no sábado, liguei a primeira parte da rede da casa. E sobe no telhado, desce do telhado... Bem, temos pontos de rede nas paredes dos 3 quartos.
  • Para ligar a parte de baixo, é fácil: Os cabos estão passando por uma caixa de passagem no quintal, só ligar lá e pronto. O problema é que o ambiente está propício a corrosão. Vou ter que colocar os conectores dentro de um desses potinhos, feito tupperware. Aliás, coloquei o hub num desses.
  • Usar sistema modular da Pial Legrand, o PialPlus, é muito legal, você monta a tomada do jeito que você quiser, é bonito, etc e tal. Só tem um problema: O preço dos módulos. Um módulo RJ-11 (para telefone) chega a custar R$ 17. O módulo para redes (RJ-45) vai a R$ 24! Para comparar, conectores fêmea RJ-45 custam R$ 3 em média. Deve ser só porque é montável sem usar alicate punchdown...
  • Nada como usar conduites largos: Consigo passar fios de telefone, rede e TV no mesmo tubo, e com relativa facilidade.
  • Alguém sabe como funciona o Power over Ethernet? Melhor, quais são os fios do cabo de rede que podem conduzir eletricidade? Eu estou com um hub no telhado permanentemente ligado, e eu queria mantê-lo ligado apenas quando fosse necessário... Economia de energia.
  • Imagem da escola instalada em alguns laboratórios, ao custo do meu serão (mais uma vez). Mas as máquinas antigas, power by PC-Chips, simplesmente se recusam a detectar a rede no Linux. Troquei de CD, de distro, de cabo de rede... E a crise é geral, teve laboratório em que 2 máquinas pegaram o IP e desceram imagem.
  • E o pior é aturar professor. Você começa a explicar o problema e já falam alto, apavorados: "Meu Deus, como é que eu vou dar aula sem o Photoshop CS2?" Ao que respondo: "Com o Photoshop 7.0.1, da imagem do ano passado, que ainda está nas máquinas".
  • A propósito, aula de redes, nosso link de internet mais do que esganado... E querem ficar brincando de resolução DNS e traceroute para fora da rede? E vem o informe, de que o link pode ser desativado para manutenção, e a mesma pessoa do tópico de cima já chia: "Assim não dá, não dá para ter aula desse jeito!". Sou eu ou eles estão ficando cada vez piores?
  • Pelo menos ouvi algo bom essa semana. Lembram que eu tive que cobrir a falta de um professor de redes, em 2006? Pois é, essa semana encontrei um ex-aluno daquela turma, que é estagiário da HostNet, e ele veio me agradecer pelas aulas de redes, que eu me desdobrei para passar para eles, inclusive mostrando conteúdo prático, o que foi algo muito bom. E ainda arrematou, dizendo que eu fui um dos dois melhores professores que ele teve no técnico. É motivo para abrir um sorriso e agradecer pelo elogio.
  • 5 dedos de altura no balde, e subindo - aos poucos, mas subindo.
  • Hora de dormir. Fui.

Marcadores: , , , , , , , , , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home