19 abril 2004

Anime com a Cátia

Um dia desses tomei coragem e convidei a Cátia a assistir um desenho animado japonês. Como eu sei que ela não é fã de ficção científica (ao contrário de mim, que a-do-ro), resolvi escolher bem os animes.

O primeiro foi Metropolis, baseado na obra do Osamu Tezuka. Embora tenha feito o VCD, acabei comprando o DVD em São Paulo (duplo) e convidei-a a assistir. O anime é lindo, o cuidado no traço, na pintura, no CGI inserido... Faz dele ser visualmente lindo. A história é muito interessante, com direito ao traço copiado do Tezuka nos personagens, e os traços de personalidade típicos dele bem definidos, incluindo um final 'não-tão-feliz-como-gostaríamos-que-fosse'. Em resumo: Poderoso. Ela gostou muito.

A segunda "investida" foi Mononoke Hime, do Miyazaki. Todos os desenhos do "Walt Disney japonês" valem a pena, mesmo o Grave of the Fireflies, que é muito triste (tá, não é dele, é do Studio Gihbli, que pertence a ele), ou "Sen to Chihiro no Kamikakushi" (A Viagem de Chiriro), que levou um Oscar de melhor animação e ficou muito falado. Todos são pelo menos ótimos. Nesse, a imagem também é linda, a história, centrada na Idade Média japonesa, e mostra o conflito floresta-humano de uma forma curiosíssima, mas tocante até. Muito bom também. E esse a Cátia gostou tanto que me ligou ainda há pouco perguntando-me no que o Shishi-Gami se transformou quando cortaram-lhe a cabeça (num Didarabocchi, eu fui procurar na Net). Ela ficou curiosíssima para ver o final, visto que demoramos para ver o 2o. VCD, com a 2a parte.

Daqui a pouco eu arrisco um shoujo anime (ela ficou curiosa com Love Hina) e quem sabe, ela acaba gostando de anime também? Nunca se sabe. Mas só dela ter sentado, assistido e gostado, eu fiquei todo contente.

Ah, se alguém tiver coragem, aqui está uma caixa com 4 DVDs com a maior parte (senão tudo) produzido pelo Studio Gihbli. O preço tá bom, tem a maior cara de material não-autorizado prensado em Hong Kong (pirata). São 4 DVDs com tudo do Miyazaki, é um caso a se pensar.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home