28 julho 2004

Meus upgrades... Micro


Semana passada torrei uns R$ 1000 num dos meus computadores (o Aragorn), fazendo um upgrade de placa-mãe, processador e memória, e forçadamente de fonte e placa de video. Explico:


  • Processador: Saí de um Athlon 1300 para um Athlon XP 2600+, núcleo Barton. Comprei o modelo "box", por um motivo simples: Um processador igual, vendido em OEM + cooler saía pelo mesmo preço que um box, que traz, além do cooler, uma papelada e três anos de garantia da própria AMD. Legal, não?
  • Placa-mãe: Não adianta, sou do tipo fiel. E fiquei feliz com a placa anterior, resolvi ficar na mesma marca. Saí de uma placa-mãe Abit KT7-RAID para uma Abit KV7. A bicha é bacana, 5 PCIs, as IDEs são do lado, 4 USBs atrás, som e rede onboard, memória DDR 400, Serial ATA para fazer RAID, etc. Mas tive umas coisas q queria comentar e falo disso abaixo.
  • Memória: Bem, 256 Mb DDR 400 para mim dão e sobram. E como já estava gastando uma grana, resolvi não por 512 Mb. Acontece que a memória OEM, sem marca, estava a um preço, e a Kingston (tida por muitos como a melhor de todas as memórias) era apenas 20 reais mais caro. Valia a pena, peguei.

Ainda tive que gastar com uma fonte de 450 W, porque a máquina estava reiniciando e eu calculei que a fonte não estava 100%.

Também tive que gastar com placa de vídeo, já que minha ATI Rage 128 era AGP 1.0, e a placa, AGP 3.0. O que quer dizer isso? Simples, conector diferente. Daí, tive que partir para outra ATI, e peguei uma ATI Radeon 9200SE. Literalmente cheguei no box, no InfoNorte, e pedi a placa ATI que fosse a de menor memória, menor preço e que encaixasse na minha placa-mãe. Peguei essa, q tem suporte a 2 monitores, saída para TV, 64 Mb RAM...

Ou seja, nessa brincadeira foram-se uns R$ 1000 ou mais. O som onboard funciona direitinho no Linux, embora não sei ainda como usar os 6 canais de saída. A rede é que não funciona. O driver que tem no kernel 2.6 não serve para esse chipset (VIA KT600), e o driver fornecido pela VIA só compila em kernel 2.4. Acabei espetando uma placa de rede minha mesmo e continuo usando-a.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home