03 agosto 2004

Lendo o blog do Spy...

... para ser exato, esses dois posts aqui e aqui, lembrei-me de um amigo de graduação... Entramos juntos na Matemática, mesma idade (ele é dois meses mais velho q eu), seguimos o curso... Eu sofria muito pois não segui a minha graduação do jeito que eu queria (notas abaixo do que eu gostaria, reprovações a mais), mas eu entrei na graduação aos 16 anos (um mérito que ninguém me tira), num curso difícil (Bacharelado em Matemática). Acontece q esse "amigo" fazia questão de humilhar a todos que estavam por perto (eu era um dos alvos preferenciais, talvez por ser tímido e falar pouco do que fazia, ou valorizar pouco as minhas conquistas), era reconhecidamente um puxa-saco de professores, e se formou antes de mim, indo para o mestrado.

Lembro-me que o mestrado dele foi bem acidentado, com orientador abandonando o programa de pós no meio, etc (no fundo eu dizia: "Bem feito"), e eu penando com o meu (des)orientador na UFF. Ainda lembro do ar de espanto dele quando me ligou para dizer que era professor contratado do colégio federal onde ele tinha estudado, e eu retruquei que era professor concursado da rede técnica estadual... Ele sempre me soou como uma pessoa que não acredita que o outro seja capaz e já sai humilhando, quase dizendo "Ah, mas você não é capaz disso!"... O que é diferente de ressaltar pontos positivos e negativos de um fato, ser realista. Isso o que ele faz é, para mim, querer pisar na cabeça dos outros.

O que o Spy me lembrou foi de um dos últimos lances dessa "troca de farpas" que a gente pratica desde 1991, quando se fala (cada vez menos, ainda bem). Ele me liga, para perguntar alguma coisa (alguns amigos meus são ótimos, só lembram de mim quando o computador dá problema), e rola uma conversinha, começando por mim:


  • Então, quais são as novas, cara?
  • Eu JÁ estou acabando o doutorado, na COPPE. E você?
  • Eu agora estou preocupado em ganhar dinheiro. Chega de cursos por um tempo. Doutorado... Fica p/ o futuro, se eu tiver paciência.

Claro que eu não desprezo quem estuda e ingressa fundo na formação acadêmica, pelo contrário. Mas... Ele mereceu ouvir.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home