02 agosto 2004

Volta às aulas... E processador quente!

Parece que acabou o recesso... Mas não acabou. A gente ainda não sente-se direito "de volta" ao trabalho. Bem, acabou, são 21:20 e eu ainda estou no trabalho. Na verdade estou tentando torrar um processador... Vendi um conjunto de placa-mãe, processador, cooler, memória e placa de vídeo para um amigo, que montou tudo... E a máquina está travando, dando erro direto, etc. Estou muito preocupado.

Agora desmontei a máquina (meu antigo Aragorn, placa-mãe Abit KT-7, processador Athlon 1300 Mhz, uma ATI Rage 128 32 Mb e cooler AVC, com 256 Mb RAM), e estou rodando um programa para "fritar" a CPU (o CPU Burn-in, em versões para Windows e Linux). Ele está esquentando em demasia, chegando a quase 60 graus. Mas quando eu ativo um programa próprio para esfriar o processador, ativando o modo de economia (como o VCool), o processador esfria até demais (cai 5 graus em 10 segundos), indo até 27 graus. Só que quando é exigido, atinge 55 graus facilmente. Os gráficos abaixo relacionados foram gerados tomando a medida dos sensores a cada 5 segundos, durante 10 minutos, resultando em 120 amostragens. O gráfico foi feito no Excel e convertido "no tapa" para um J-PEG.

Abaixo vai o gráfico com o "resfriador de CPU" e a "torradeira" ativadas:


Sabe o que é curioso? Com o VCool ativado e o CPU Burn-in "fritando", o bicho dá uma subida abrupta até 55 graus, para depois que o segundo pára, ele esfria (coisa de 5 graus a cada 10 segundos), rapidamente. É só olhar a queda do gráfico. Isso é normal, com o recurso ligado.


Abaixo vai outro gráfico, com o "resfriador" desligado:


Aqui tem uma curiosidade... Eu liguei o "resfriador", e desliguei antes de disparar o CPU Burn-In. Daí, foram 2 minutos queimando o dito, e depois... Nada. Mas daí, imaginava que ele esfriaria um pouco. Mas ao observar, a gente percebe que o processador manteve a temperatura.

Se alguém tiver uma explicação... Ah, tem 3 capacitores na placa que estão com o fundo estufado. Levamos num técnico, que recomendou não trocá-los agora (R$ 55 cada!), pois não valia a pena. Alguma idéia?

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home