01 outubro 2004

Gentoo r0x!


Essa é a única definição plausível que tenho para essa distribuição de Linux. Gente, Gentoo é muito bom. Para fuçadores, ela é ótima! E olha que eu sou usuário de RedHat desde a 5.2. Na verdade, usei RedHat 5.2, 6.0, 6.1, 6.2 (aí reformatei meu micro), 7.1, 7.2, 7.3, 8.0, 9... Aí a RH virou Fedora. Reformatei o micro de novo, coloquei Fedora Core 1 e 2 (reformatei pela 3a vez, reparticionei todo o HD, deixei ele do jeito que eu queria, etc). Ou seja, em 5 anos só reformatei 3 vezes (será que com o Windows é possível ficar tanto tempo SEM reformatar?).

Mas então, como todos sabem, eu não sou lá muito fã de Debian ou Slackware. Não pelas distribuições em si, mas por causa de muitos dos seus usuários, tão fanáticos quanto torcedores do Flamengo e do Corínthians, que quando ouvem que eu uso Fedora, torcem o nariz e acham que eu sou um usuário medíocre.

Independente da babaquice de muitos, queria experimentar outra distro, e ouvi falar do Gentoo. Peguei um texto em português, falando da instalação... Umas 20 páginas. Li... É bom mas tá incompleto em algumas partes. Daí resolvi catar o Gentoo Handbook, e realmente é muito completo. O documento todo é imenso, muitas páginas, e tudo bem explicadinho. O curioso é o Handbook dizer que a parte mais complicada é compilar o kernel (e eu aprendi a fazer isso no 1o mês usando Linux).

A distro é realmente diferente, ela não tem instalador. Outra característica é que você pode otimizá-la ao extremo, além de instalar apenas aquilo que você precisa. Se for instalar um stage 1, por exemplo, você vai compilar praticamente tudo na sua máquina. Aliás, ela já vem otimizada para a plataforma que você quer usar. Uma das coisas legais é que você coloca na rede, levanta o servidor SSH e configura tudo de fora. Eu fiz o teste, e deu certo, loguei na máquina a partir de outra e fiz uns emerges...

Aliás, o Portage é uma versão do ports do FreeBSD, diga-se de passagem até onde vi muito eficiente. Ainda tem muuuuita coisa a ver nele, mas pareceu-me bem completo, baixando, compilando e instalando, tanto o pacote quanto as dependências.

Logo, peguei um CD de instalação com todos os stages dentro do CD, e um 2o. CD de pacotes, para Intel x86. A máquina-alvo é um Pentium 133, 32 Mb de RAM e 2 HDs (total de 3,4 Gb). Esse é o nosso "novo" servidor Web da escola (o antigo, um Duron 900, virou micro da coordenação de Informática). O hardware, a bem da verdade, está todo bichado: Toda compilação que eu faço, dá pau.

Daí, trouxe os CDs para a minha máquina (um Cyrix M2 PR 233, 64 Mb de RAM e 1 HD de 1,7 Gb), instalei o stage 3 (tem que compilar pouca coisa), e fui instalando. Quebrei um pouco a cabeça (mexer com o Portage é complicado), mas instalei o servidor FTP (vsftpd, claro) e compilei em outra máquina o Apache, depois recoloco e dou um emerge apache, tudo resolvido. Aí é colocar os HDs de volta e testar. Ah, está com kernel 2.6.8.1, o mais novo.

Sim, quebrei muito a cabeça, mas fiquei empolgado com a distro. Meu próximo passo é instalar um stage 2 na minha máquina do trabalho (essa onde os HDs estão), e com isso compilar uns 70 pacotes (no próximo post falo do distcc, fantástico!), e quando me sentir corajoso, um stage 1 no Boromir, o servidor web daqui de casa.

Não vou largar o Fedora (mesmo porque gosto dele), mas a idéia do Gentoo me atraiu. Agora, é por na semana q vem o novo webserver (sem suporte a mouse, nem nada) na ativa, e continuamos tocando o barco.

PS 1: Dia 1 de novembro sai o Fedora Core 3, e já estarei eu baixando...

PS 2: Ah, parece que na PC Master veio um CD com o Gentoo e o instalador gráfico do Fedora, o Anaconda, a tiracolo (tá aqui. Mas instalador gráfico é para os fracos.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home