26 fevereiro 2005

A incrível história do gravador de CD mais rápido do que a própria sombra

Durante o período da antiga equipe da rede, uma certa vez chegou às mãos deles um gravador de CD. O antigo administrador da rede (prefiro omitir o nome dele por motivos óbvios) olhou, instalou "naquele sistema operacional de qualidade inferior", usou... Aliás, tentou. E sacramentou:

"- Esse gravador não presta, só grava em 4x".

E despachou o dito para a direção da escola, ele foi montado numa máquina e ficou lá por um bom tempo.

Quando assumimos a rede, em dezembro, uma das (muitas) coisas que fizemos, foi solicitar à direção que aquele gravador de CD fosse-nos cedido novamente. O diretor não se importou, cedeu a máquina e tiramos ele de lá. Quando peguei o dito, observei que era um gravador Sony. Na minha terra, um gravador da Sony é um excelente material (aliás, como tudo da Sony), embora um pouco caro. Pensei: "Esse gravador não é porcaria, aí tem coisa errada...".

Peguei o bicho, espetei numa máquina com Linux. Olhei, passei o comando cdrecord --scanbus, identificou: Era um gravador Sony, modelo CRX230E. Desconfiei dele, que ele era um que gravava mais rápido. Fiz uma ISO, busquei pela rede, e mandei a linha de comando:

cdrecord dev=/dev/cdrom speed=52 fs=64m -v -isosize -eject -dao [nome da ISO].

Pensei com meus botões: "Mando gravar na velocidade máxima, com uma mídia rápida... Assim eu descubro qual é a velocidade desse gravador. Vamos ver no que dà". Mandei.

O gravador queimou o CD-R em 40x. Isso mesmo, 40x. É mole? Conclusão: Todos os CD-ROMs que precisamos gravar, estamos gravando na escola, no gravador Sony que temos lá.



Mas também tem um revés aí: Pedimos dinheiro à caixinha da coordenação de informática, pois queríamos comprar CD-Rs e usá-los para gravar cópia dos programas que precisávamos. Quando entramos na rede, não encontramos nenhum CD que pudesse ser usado, a não ser as cópias originais de Office 97 e Windows 95 (em disquete!) que temos. A caixinha colaborou e compramos 25 mídias. Gravamos, mas 12 delas estavam com defeito, e não aceitam as mídias de volta. Saco.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home