17 março 2005

A incrível história do cooler que caiu

A minha intenção, a partir desse primeiro post, era cantarolar a música da Rita Lee, "Um belo dia resolvi mudar, e fazer tudo que eu queria fazer...", e começar uma fase mais filosófica desse meu blog. Muita coisa que gostaria de compartilhar, falar... Voltei hoje para casa pensando nisso. Mas os últimos fatos me fizeram atrasar (por um ou mais posts) essa nova "fase" do meu blog.

Aí vai a história: O Aragorn (meu Athlon 2600 XP) vez por outra estava ligando, mas o danado fazia um barulho esquisito, uma sequência de bips que depois terminava. Reiniciava... Parava. Resolvi procurar me informar sobre o que era, e descobri que o cooler (um original AMD) estava entrando atrasado, e o problema era o processador estar esquentando sem ventilação, coisas assim desse tipo. Eu reiniciava e problema resolvido.

Até que anteontem (15/3), resolvi ligar para copiar um arquivo, e a máquina não ligava. Parei, abri a máquina, olhei, observei, pensei que o processador tinha fritado, por causa do maldito cooler (original, da AMD - vale a pena relembrar). Já estava procurando o telefone do vendedor, grande amigo do meu pai, quando resolvo colocar um cooler da Cooler Master que eu tinha aqui sobrando (R$ 35 numa lojinha micha), nunca foi usado. Troquei o cooler, e a máquina reiniciou normalmente. Fiz testes com o cpuburn, de 5 minutos: Um sossegado, 3 minutos torrando a UCP e um para resfriar. A temperatura ficou em 52 graus. Claro que, nessa brincadeira, perdi um bom tempo, e cheguei atrasado no trabalho.

Hoje, estou editando um texto, um email informativo aos colegas do trabalho, e ouço uma vibração metálica, seguida de um ruído estrondoso, o travamento da máquina... E eu já estava desligando-o, assustado. O cooler desprendeu-se e CAIU, dentro do gabinete. Se eu tivesse mais sangue-frio, teria fotografado a cena. Reinicia-se o meu susto. Removo o cooler, examino, vejo que não houve quebra em nenhuma presilha do soquete. Bom. Recoloco o cooler, com o gabinete deitado, fazendo força dessa vez. Ligo. Máquina não liga. O susto aumenta. Desligo o Boromir (meu servidor, um Athlon 1300), desligo o estabilizador, religo, limpo a CMOS (2a vez em 36 horas), ligo... E volta tudo a funcionar. Suspiro aliviado.

Daí, é acertar relógio (graças aos servidores NTP), reconfigurar a BIOS, e voltar a usar. Está tudo aqui funcionando... Nada de assustador.

Conclusão: Atraso na filosofação, quase toda ela tramada na volta para casa, vindo da UFRJ, depois de um dia morno, de greve de ônibus... E ainda falta um monte de coisas a serem resolvidas com respeito ao trabalho. O jeito é empurrar mais um pouco. Os meus 20 leitores (o que aumenta com os Planets) vão ter que esperar mais um pouco para ler o besteirol que pensei escrever. É o jeito. Ou, como diz um amigo soturno: "É a vida".

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home