08 agosto 2005

Tenho ou não motivos para repudiar a Microsoft?

Se tem uma coisa que eu não consigo entender, é a Microsoft. Sinceramente, eles tem faca e queijo na mão, fazem o carro e a gasolina, e nem assim o que tem de engasgo... Vou explicar o motivo:

Lá na escola, fizemos a imagem de instalação com o Windows 2000, ou W2K, para quem gosta. E ele é um produto da Microsoft, certo? Feito, instalado, alguns problemas, que impedem o funcionamento de certos programas, começam a ocorrer. Nós testamos, mexemos, e suamos para descobrir como resolver. Mas resolvemos.

Quais foram os tipos de problemas? Em uma ferramenta de desenvolvimento, tivemos que autorizar a gravação (mas não a remoção) de 3 séries de arquivos, instalados em diretórios diferentes, incluindo o diretório C:\WINNT\System32, o diretório onde ficam as DLLs do Windows. Ou seja, essa ferramenta altera arquivos dentro do diretório do sistema operacional, fora coisas dentro do seu próprio diretório, e em mais outro, dentro de C:\Arquivos de Programas.

Outro problema que tivemos foi com um processador de texto, que se recusava a abrir a ferramenta de geração de organogramas, de tudo que é maneira. Tive que mexer no Registro do Windows para ela funcionar. No terceiro, um software para confecção de sites, tive que alterar 4 ou 5 entradas no Registro, para funcionar também. No último, a planilha eletrônica, instalamos ela, mas, quando executamos, ela pede o CD-ROM de instalação. Coisa chata, não funciona, é preciso logar como administrador e executar o dito cujo, para ele achar o CD e resolver a pendenga.

Agora, sabe o que é o pior? Abaixo vai a lista desses programas, os top 4 em dores de cabeça:


  1. Microsoft Visual Basic 6.0
  2. Microsoft Word 2000
  3. Allaire Homesite 4.0
  4. Microsoft Excel 2000

Ou seja, dos 4, 3 são produtos Microsoft! Os produtos dessa empresa não funcionam bem nem com eles mesmos, credo! Eu estava explicando para uma microserva hoje que quando eu instalei o Fedora 4 para Athlon 64, eu simplesmente queimei a partição principal e instalei. Depois recriei meu usuário e iniciei o GNOME. Toda a configuração pessoal foi carregada, mas houveram alguns probleminhas, como applets que não tinham sido instalados, coisas assim. Mas coisa pequena. E logo depois expliquei esse problema que eu tive, e só localizei tais arquivos usando uma ferramenta externa (que mostra arquivos abertos por cada processo), para depois autorizar a gravação, mas não a remoção deles.

Ou seja, dá para entender isso? Quando eu critico o Windows, tem quem fale mal de mim. Mas agora, eu preciso editar o Registro do Windows, para garantir que o Word funcione plenamente no Windows? Sinceramente, não tem o menor cabimento.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home