08 dezembro 2005

E o Legolas chegou na "Sociedade do Anel"

Como fã da obra do professor Tolkien, "O Senhor dos Anéis", resolvi batizar meus computadores com os nomes dos membros da Sociedade do Anel, tentando ser temático na escolha. Até que ficou curioso, olha só:


  1. Os PCs são os humanos da Sociedade:

    • Aragorn - Meu Athlon 64 (onde escrevo esse treco), o micro "de mesa".
    • Boromir - O servidor da rede, por enquanto um Duron 800.

  2. Os MSXs são os hobbits:

    • Frodo - Fácil saber, o Turbo-R, claro.
    • Pippin - O meu Philips, que voltou de Jaú como MSX 2+, com 3o. slot interno, etc e tal. Mal posso esperar para mexer nele.
    • Samwise - Ele ainda não veio, mas tenho fé em Ademir Carchano que ele virá. É o CIEL 3++. In Ademir we trust.
    • Merry - O ACE001, que o Ademir também prometeu entregar (só sabe Deus quando).

  3. O meu Sony Clié (o TG-50 que citei aqui, nesse post anterior), obviamente, é o anão, o Gimli.
  4. O Gandalf ainda não tenho idéia, pode ser um Macintosh usado, ou uma estação Sun velhusca, não tenho certeza.
  5. Mas, o elfo Legolas juntou-se à Sociedade. E quem é o Legolas? Esse cara aí debaixo:


Eu comprei um notebook. Ele é um Compaq Presario 2100, com as seguintes características interessantes:


  • Athlon XP 1800+ (não, Intel não!)
  • 256 Mb de RAM.
  • 20 Gb de HD.
  • A placa de vídeo é uma (viva) ATI Radeon Mobility - joguei 8 Mb p/ ela (compartilhado).
  • Os chipsets são ALi (subsidiária da Acer).
  • Rede 10/100, modem de 56k, 2 portas USB.
  • Ah, o drive de CD-ROM é gravador de CD e leitor de DVD.
  • Ainda veio com uma pasta da Baggagio (uma bonita, para levar notebooks), uma placa de rede wireless (802.11b) PCMCIA...
  • Um revés: A bateria n dura nem 20 minutos.

Já libertei-o do jugo do Windows XP Home, e instalei Ubuntu Linux 5.10. Cada micro meu tem um Linux diferente. Isso me ajuda a conhecer outros ambientes e estar mantendo-me atualizado. Um kernel novo (2.6.14.3), algumas coisas configuradas... Mas ainda tem muuuuita coisa a mexer. E eu n sou lá muito ambientado c/ Debian, logo estou aprendendo enquanto faço. Mas estou gostando.

Ainda tenho que colocar o PCMCIA funcionando, os botóes de função especiais, mais umas coisinhas... Mas estou gostando muito da experiência. Depois conto um pouco mais.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home