21 dezembro 2005

Pérolas de alunos

Hoje fiz o fechamento de notas de uma das faculdades, e lembrei que tinha anotado, nas costas do envelope de prova, o besteirol que foi escrito por meus alunos. Fiz uma pequena coletânea e coloco aí abaixo, para o deleite (ou o pavor) de vocês. Primeiro, os erros de ortografia:


  • O aluno, querendo dizer que um processador CISC tem um conjunto de instruções complexas, escreve "complecssas". Com CSS, e não eram as cascading style sheets do HTML!
  • Outro manda instrunções, na prova, e ainda mais um despeja istrução. O pessoal parece que odeia essa palavra...
  • Asemelha foi outro erro crasso pescado. Morte aos SS. Não os nazistas, mas aos dois esses!
  • Claro que não poderia deixar de ter o "feminino" de menos, o menas instruções. Esse é um erro recorrente.


Daí vamos para os erros conceituais:


  • Segundo um deles, um byte é um elemento de 8 bytes. Hein?! Então ele é inteiro, uma parte dele mesmo? Então 1=8? Redefinimos a Matemática!
  • Um outro falou em bitologia sequencial. Deve ser uma metodologia dupla. Eu até esqueço do trema no sequencial, mas bitologia é dose.
  • Alguns definem metodologia sequencial como a metodologia que tem registradores pequenos, enquanto que na pipeline eles são grandes. É mole?


Tem a turminha tarada pelo relógio, e seus erros com clock de máquina:


  • o clock mostra o tempo de processamento. Nossa!
  • O clock do processador marca tempo e velocidade. De quê?
  • O clock faz com que a UCP execute suas tarefas em uma seqüência não definida - a cada clock a UCP repete essa seqüência Ou seja, aquele papo de Arquitetura Von Neumann, execução seqüencial de instruções, etc... Foi pro ralo, né?


Por último os diversos:


  • Um colocou assim, na definição do registrador conhecido como Acumulador: ACC - LD! Tá... E daí?
  • Esse cara disse que o controle direto do hardware é feito por um conjunto de circuitos lógicos combinados a fim de produzir uma saída de acordo com o sinal de entrada. Ou seja, Não disse nada. Legal, não?


Não vou falar dos erros de cálculo nas conversões de base, porque aí eu vou ter que abrir os problemas aqui... Mas o que vi de gente que errou multiplicação, que elevou número a zero e colocou zero, ou sumiu com valores no meio do caminho... Não tá no gibi.



Saldo da prova final, aplicada ontem: 22 alunos para fazer a final. Desses, 19 alunos vieram. Vários pedidos de "corrige com carinho, professor...", "pôxa Ricardo, quebra essa aí, vai...", e saldo de 5 aprovados. Dois desencantaram, um que se arrasou na 1a prova mas virou a mesa e passou - por mérito dele, e outro que era meu aluno há uns 3 semestres, mas não conseguia passar. Empurrei ele para a final, e lá ele conquistou o que precisava para se livrar de mim. Fim de mais um período, depois eu conto como foi o meu dia infernal.

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