19 dezembro 2005

Uma passagem do "Jack"

Como todos já devem estar sabendo, o C. S. Lewis era irlandês (não inglês, nasceu em Belfast, em 1898), e era professor, filólogo em Oxford. Não vou narrar a biografia do "Jack" aqui (Jack era o apelido dele na sociedade dos Inklings, onde Tolkien, seu grande amigo, também participava), recomendo que alguém que tenha curiosidade, que leia o livro "Surpreendido pela Alegria" (Surprised by Joy), da Mundo Cristão, é a autobiografia dele, do nascimento até os 31 anos, quando ele deixou de ser ateu para ser teísta.

Antes que eu me esqueça, ele deixou de ser teísta para ser cristão (protestante - anglicano) depois de uma visita ao zoológico. O que aconteceu no zoológico... Não sabemos, tanto que tem um CD do Jars of Clay, banda de rock americana, cujo nome é If I Left the Zoo.

A história é o seguinte: Joy Davidman Greesham conheceu o mundo de Nárnia nos anos 50, logo depois da publicação, por conta de um pastor episcopal americano. Comprou, leu para os seus filhos, e logo começou a corresponder-se com C. S. Lewis, porque os filhos dela (2 meninos) adoraram "As Crônicas de Nárnia", as histórias de Aslan, etc. Ela americana, ele inglês.

Aí, ela foi pra Inglaterra conhecê-lo, e contou que estava se divorciando do seu marido, homem muito violento. E pediu para ele que se casassem, para que ela pudesse morar na Inglaterra. Nas palavras do Lewis, foi um "casamento técnico", moravam em casas separadas, nada junto, etc. Só para ter o visto dela. Só que, depois de casados, ambos se conheceram melhor, e se apaixonam.

Por essa época, ela estava começando o tratamento de um câncer na perna, e ele começou a sofrer com isso. Eu até achava que foi por essa época que ele escreveu O Problema do Sofrimento, mas foi bem antes.

Tem uma passagem dele q eu adoro (aliás, uma entre muitas), que eu queria compartilhar com vocês que perdem (ou ganham) tempo lendo o meu blog:

Ela estava para sair de uma sessão de quimioterapia, e ele foi buscá-la no hospital. Seria a primeira vez em q eles teriam um tempo para viverem como casal, já que tinham se descoberto apaixonados.

Lewis encontra com o pastor da igreja onde ele era membro na porta do hospital. Como disse, C. S. Lewis era ateu, converteu-se ao cristianismo, e era protestante - anglicano, p/ ser exato (aliás, converteu-se por influência direta do Tolkien - q era católico).

O pastor dele fala: Nossa, Lewis, você deve estar muito feliz, já que a Joy está saindo do hospital, e vocês vão ter finalmente suas núpcias, passar um tempo como casal. Sei que vc orou, pediu a Deus todas as noites por ela.

E o Lewis responde: Sim, pastor, eu orei a Deus todas as noites. Mas não para mudar a vontade dEle, mas sim para mudar o meu coração para que ele seja de acordo c/ a vontade dEle. Q seja o melhor.

Ela morreu, vítima do câncer, tempos depois. Isso tudo tem no filme Terra das Sombras (Shadowlands), q n saiu em DVD no Brasil, droga... E o Anthony Hopkins é quem faz o "Jack". Abaixo vai uma foto do Lewis com a esposa, Joy.


Nota: Aliás, o Lewis tb escreveu uma trilogia de ficção-científica, mas eu só li o 2o. livro, Perelandra. Difícil conseguir no Brasil, saiu pela Editora Co-Lab, que faliu. Os outros dois (Longe do Planeta Silencioso e Aquela Força Misteriosa) estão fora de catálogo. O primeiro saiu mas nunca vi. O terceiro, nunca saiu. Seria bom se resolvessem publicar por aqui. Aliás, essa trilogia foi resultado de uma aposta entre ele e o Tolkien, um centraria no tempo, e outro, no espaço. Ele foi pro espaço, e aí foi a Malacandra (Marte), Perelandra (Vênus), e voltou a Tulcandra, ou Tellus (Terra)...

Acabo de descobrir que a Martins Fontes está publicando alguns livros dele. São eles:


  • Os Quatro Amores - já saiu no Brasil, não lembro por quem.
  • Cristianismo Puro e Simples - tenho a tradução antiga, da ABU Editora.
  • Cartas de um Diabo ao Seu Aprendiz - tenho uma edição de bolso em inglês, antes estava nas Edições Loyola.
  • A Abolição do Homem - acho que esse não saiu no Brasil, acho que é inédito.

Dispensável dizer que comprarei todos e (re)lerei-os, né? Eu queria ter as Crônicas de Nárnia da ABU Editora, as capas são lindas, e os mapas, bem mais detalhados... Do Lewis eu leio até receita de bolo escrita por ele. O homem r0x, é um dos meus heróis literários. Aprendi a gostar da obra dele, e conhecer melhor Quem ele aponta sempre, em toda a obrga dele. E vale a pena encerrar com uma frase dele, que eu coloquei na abertura da minha tese de mestrado:

Eu acredito no Cristianismo como eu acredito que o sol nasce todo dia, não apenas porque o vejo, mas porque graças a ele eu vejo tudo ao redor.

Seria a teologia poesia? - Peso de Glória - C. S. Lewis - Edições Vida Nova

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home