27 março 2006

Esclarecimento 8: Xubuntu e Ubuntu Lite



Estamos em greve aqui na FAETEC, mas estamos trabalhando. Administradores da rede não páram, não tem jeito, e se vem aluno, eu estou lecionando. É, história longa. No momento, enquanto instala-se o Fedora Core 5 na nossa máquina-cobaia (está melhor que o 4, mas a instalação está mais lerda, por conta do yum), resolvemos brincar de Linux-em-máquinas-velhas.

Pegamos duas máquinas iguais: Mesma placa-mãe, mesmo processador (Cyrix M2 233 Mhz), mesma memória (64 Mb), mesmo HD (1,7 Gb, Seagate). Sim, máquinas velhas. E o que fizemos? Bem, pegamos um CD do Ubuntu 5.04 e fizemos a instalação no modo server. Nesse modo, ele instala apenas o console, e o básico do básico de um sistema Debian Ubuntu.

Dali fizemos a atualização da versão 5.04 para a 5.10. Ou seja, sai Hoary Hedgehog, entra Breezy Badger (quem sugere esses nomes cretinos?). Depois de uma noite fazendo a atualização, estamos prontos para a próxima etapa: Uma versão leve do Ubuntu nelas.

Numa delas eu tasquei apt-get install xubuntu-desktop, para instalar o Xubuntu. Na outra, acrescentei uns repositórios, e mandei: apt-get install ubuntu-lite-desktop, para instalar o Ubuntu Lite.

Instalados os pacotes (muuuuita coisa desceu pela nossa LP vagabunda de 128 Kbps), já dá para termos algumas idéias:


  • Ambos tem várias coincidências em pacotes, o que é bom: Acelerou quando baixamos porque o proxy (santo Squid salvou a pátria). O Ubuntu Lite baixou mais de 400 pacotes, o Xubuntu um pouco menos.
  • O Xubuntu usa o XFCE 4.2 como ambiente desktop leve. Isso é legal pois ele é um ambiente meio que eleito por várias distros como a "versão leve" do Gnome. Ao menos, a Fedora coloca ele como opção. Em contrapartida, o Ubuntu Lite traz a reboque o ICEWM, gerenciador de janelas leve e rápido, com alusão ao Janelas (barra de tarefas embaixo), e um monte de pacotes.
  • O Xubuntu não instala um gerenciador de login padrão. Eu instalei o wdm, que vem com o WindowMaker. Sim, ele é feio, tosco, esquisito... Eu quero GDM! Sim, mas segundo a wiki do projeto, tem gente fazendo um GDM sem as dependências do Gnome. No Ubuntu Lite, o wdm é padrão.
  • Uma coisa que gostei do Ubuntu Lite é o conjunto de pacotes que estão pendurados no metapacote: Tem de tudo para um ambiente produtivo (ou não): Processador de textos, planilha, navegador (Firefox, óbvio), cliente de mensagens instantâneas, e várias ferramentas interessantes. No Xubuntu senti a falta de uma planilha, por exemplo. Mas há sugestões de tirar o Firefox (nossa), e de dar uma enxugada no evince, para visualização de documentos (principalmente PDFs).
  • Em termos de velocidade, o IceWM ainda me parece um pouco mais rápido que o XFCE, embora o segundo seja um ambiente mais completo, e por consequência, mais "amarrado", com as vantagens e desvantagens que isso traz.

Depois posto mais a respeito, mas estou gostando da experiência, parece promissora para as máquinas mais velhas da nossa rede - como por exemplo, dar algum uso a elas.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home