10 maio 2006

Murphy ataca novamente no trabalho

Como já disse antes, Murphy ataca fortemente em certas áreas da minha escola. E uma delas é a sala da rede, onde eu me escondo dos alunos chatos (e os nem tão chatos assim), e, junto com um colega de trabalho (que é chato vez por outra) ficamos tentando tornar a experiência de usar essa nossa rede menos pavorosa.

Hoje foram duas vezes. A primeira foi com o domínio do msn.com, mais especificamente o WebMessenger. Eu mantinha na lista de bloqueios, etc e tal... Sempre bloqueado. Mas o acesso continuava passando, e gente usando MSN dentro da rede (com 128 Kbps de banda, MSN é luxo inaceitável). Resolvi olhar os arquivos de bloqueio do Squid... Tinha um msn.com na regra de liberados. Foi tirar isso e bloquear webmessenger.msn.com que o problema estava resolvido.

O segundo é mais traumático, estamos queimando as pestanas há semanas com uma solução Samba+LDAP, tentando fazer com que funcione. Só que a execução do comando net getlocalsid sempre dava problema. Até que, depois de ter lido um bilhão de tutoriais na Net, atentei para um detalhe: Estamos com Fedora Core 5 aqui, com SELinux ligado. E se eu desligar ele? Problema, pelo visto, resolvido também. Só estou terminando isso para poder ir para casa, continuar a jornada do dia.



Hoje foi o dia de expurgar Murphy daqui. Passa!

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home