29 julho 2006

Perdemos

Antes de tudo, repitam comigo o mantra:

Eu odeio Suse

Eu odeio IBM

Eu odeio Lotus Notes

Lembram do serviço que fiz lá na minha igreja, com servidor q eu pus tudo Ubuntu? Se não, clica aqui e refresque a memória.

Pois é, o Exército de Salvação usa Lotus Notes como ferramenta de groupware no mundo todo. 112 países. Cada divisão de cada país, com um servidor Notes.

Pois então, resolveram que o servidor que eu tinha montado, em Ubuntu tinha que ser migrado para Suse, para colocar o Notes. Explicações:


  • A IBM só homologa o Notes para plataformas RedHat Enterprise e Suse.
  • O administrador de TI de São Paulo, tentou instalar em Mandriva e Fedora... Neca. Eu mesmo teria tentado enfiá-lo num CentOS, se fosse eu que estivesse futucando...

Ou seja: Não tem jeito, teríamos que refazer a migração, para Suse. Agora, porque nenhum cretino me avisou isso antes? Eu teria instalado o Suse de cara, teria feito tudo em cima dele, ora. Mas não avisam agora! Chiei, reclamei, resmunguei... Perdi. Se eu tivesse tempo, eu faria aquele treco rodar em Ubuntu, ou até no Kurumin. E, aposto, Mas, a minha igreja é muito elogiada pela padronização, logo, vocês imaginam. Sim, vamos por Suse para não fugirmos ao padrão. E o responsável pela TI que se dane, o coitado do Sidney (o administrador de TI de SP) não se dá bem com Suse. Muito menos eu.

Tive que jogar uma solução que estava funcionando muito bem (41 dias sem uma parada), para por um Suse (que eu não gosto, tudo gira em torno do bendito YAST!), colocar o Notes e fazer uma algumas dúzias de coisas novas. E nisso foi-se os meus dois últimos dias...

A rede mudou também. Um roteador wireless agora controla o acesso, um D-Link... Nunca mexi num, achei bem legal. Consegui fazer a passagem da porta 22 para o servidor (viva, SSH para o servidor), e mexi num mooonte de coisinhas interessantes... Inclusive tem suporte a DynDNS, gostei! Consegui finalmente brincar de mobilidade, de Wi-Fi no notebook (depois conto a novela do note).

Cheguei em casa depois da meia-noite nos dois últimos dias. Tive que presenciar a desinstalação de um Linux de um dos clientes para por (aaaaargh) Windows, visto que a contabilidade roda toda no Microsoft Money, e o cliente do Notes é também para Windows (sim, tem um cliente desktop Linux para o Notes, mas eu ainda não achei onde baixar). Instalou debaixo dos meus protestos, mas não teve jeito. Também não houve tempo hábil de brincar com o Wine. A impressora está no servidor, e curiosamente encrenca com o cliente Linux. Com o cliente Windows, está ok, imprime direitinho.

Fora a faxina no notebook... Você já viu o Windows 2000 ou XP virar para você e dizer, depois da análise de desfragmentação: Você deve desfragmentar esse disco? Eu vi isso ontem, pela primeira vez na vida. E olha que a penúltima coisa que a gente faz, quando vai gerar uma imagem, é desfragmentar o HD. Nunca vi essa mensagem. Ontem foi a primeira vez. Nem em meus tempos de FAT vi um HD tão furado como aquele ficou. Eu reparticionei para 2 drives, de 20 Gb cada, e joguei todos os documentos para a segunda partição. E o Partition Magic encrenca, outro não funciona... Usei o NTFS tools mesmo, é o jeito. Depois, horas catando documentos espalhados... Sabiam que o Windows, quando você loga com um usuário numa rede, e depois na outra, ele copia o perfil? Conclusão: Havia 3 ou quatro perfis iguais, com documentos semelhantes espalhados. Fora o que estava na área de trabalho. Nunca tive que mexer em tanta coisa assim. Agora falta fazer a imagem da primeira partição, para guardar.

Quanto ao Notes, não teve jeito. Rodou LDAP (criei contas locais e no Samba), tirei firewall, conexão para a Internet, Squid, DNS... Tive que fazer o CUPS achar a máquina via IP (ServerName 192.168.0.2), e por aí vai.

Terminamos... Mas sabe quando você não está satisfeito? Pois é... Um servidor com OpenOffice instalado? Credo. Que medo de tela de texto. E você já viu um Linux que boota e já loga direto num usuário? Tudo bem, Kurumin faz isso. Mas em um servidor? Nooooossa, que coisa tosca! E o pior, ele permite isso, no instalador!

Eu disfarçadamente instalei o APT-GET para Suse, para poder fazer atualização e manutenção. Não entendi como fazer isso no YAST, mas pelo menos dá para atualizar a dita cuja.

E lá se foram os meus últimos dois dias... Saco. Maldito Lotus Notes. Maldita IBM. Maldito Suse.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home