20 julho 2006

Cheirando pó... E falando mal da TV

O Tabajara criticou nesse post aqui certas atitudes da novela atual, que eu confesso, desconheço. Eu não vejo novela, mas muita gente vê.

Concordo com o que ele fala, mas eu queria acrescentar duas coisas que soube do autor da novela anterior, a tal da Feíssima, ops, Belíssima:


  • Parece que tinha um personagem que era uma espécie de prostituto (alguns chamam de michê, para mim é prostituto mesmo), que vivia de cueca vermelha, essas coisas. Segundo o autor, ele queria regenerar o personagem, colocá-lo no "caminho certo". Mas uma pesquisa feita pela emissora descobriu que não era o que o público queria. A maioria queria ele enrabichado em outro rabo de saia (cheio de rugas). Ele ficou triste por isso, mas não iria mudar, iria fazer da forma que foi pedido pela audiência. Afinal, segundo ele mesmo, ele não tem compromisso com ensinar nada, ou com a realidade. Ao contrário do atual autor, que quer aproveitar a novela para fazer merchandising e ensinar algo. Não sei se vai funcionar, mas disseram, por exemplo, que ele não iria glamourizar as traições, como tantos outros o fazem, o que já é um avanço.
  • O mesmo autor, da novela passada, mais alguns diretores, autores, atores, etc., se juntaram num grupo para discutir a televisão, rever a programação, e fazer algo de melhor nível, mais inteligente. Só que o problema é que a população quer é lixo na sua cara, na frente da TV. Isso é o que dana a coisa toda. A ex-deputada Marta Suplicy propôs um comitê para examinar e investicar a TV, e nesse artigo do Observatório da Imprensa, fala-se disso. Será que consegue? Sei lá.

Bem... O que podemos fazer é não assistir TV. Já disse outro dia para a Maria Cláudia, pré-candidata ao cargo de minha esposa, que não pretendo ter TV a cabo quando casarmos, a não ser que ela queira. Todos os seriados que vejo, eu baixo da Internet (com exceção do Doctor Who, que passa no People and Arts). Não vejo esportes, o cinema é raríssimo (vejo uns DVDs, tá bom?), às vezes alguns desenhos (o Adult Swim da Cartoon é jóia)... Não sei se teremos TV a cabo, não sei se vale a pena. Bem... Voltemos à Enterprise e continuemos em frente.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home