22 outubro 2007

Depois dizem que o futebol é uma "caixa de surpresas"

Em algum post passado, eu falei que gosto de corridas de carros, talvez mais até do que futebol (o que não é difícil, não gosto muito de futebol mesmo). E hoje terminou o campeonato de Fórmula-1 de 2007, com o GP Brasil... Com a vitória do Raikkonen! O que é definitivamente, espantoso.

Motivos para ser espantoso? O "Homem de Gelo" era a última aposta para esse campeonato. A McLaren dominou o ano, seguido de perto pela Ferrari. Renault quase não apareceu, e outras, um pouco menos (Williams, por exemplo). Os japoneses (Toyota e Honda), que dominaram nos anos 1980, só fizeram besteira e perderam dinheiro. Outras equipes fizeram uma graça, como a Red Bull (energético dá dinheiro, hein?!), e outras.

Hamilton, o estreante, botou para quebrar, espantosa a performance do garoto. Mas parece que ele sentiu a pressão no final do campeonato, e isso ficou claro nas duas últimas corridas. Mas ele jantou o Alonso (bicampeão mundial) em várias ocasiões com garfo e faca. Mas eu confesso que não queria ele campeão não. Lembrei do grande Romário, ao dizer: "Acabou de chegar e já quer sentar na janela?". É meio que por aí. Acho que em 2008 o Lewis Hamilton é o franco favorito.

Teve o incidente da espionagem, que a McLaren perdeu todos os pontos do Campeonato de Construtores, e uma multa de US$ 100.000.000. Sim, cem milhões de dólares. Dizem que 70% são prêmios que ela vai deixar de ganhar. Só desenbolsaria 30 milhões. Menos pior, mas mesmo assim... É muito dinheiro.

Não há mais clima para o Alonso, já que ele é quem passou os emails trocados com o engenheiro da Ferrari. Ele está com a pecha de X-9, o alcagüete. E ninguém gosta de dedos-duros. Só para terem idéia, ouviu-se a seguinte frase do Ron Dennis: Competiamos contra Alonso. Ou seja, Hamilton = McLaren. Alonso = whatever. Acho que ele acaba caindo fora da McLaren. Será que volta para a Renault? A Ferrari não vai mudar, ainda mais com o campeão. A ProDrive está chegando (alguns a chamam de McLaren B), Nelsinho Piquet, Timo Glock e outros subindo da GP2 (ou se cansando de ser pilotos de testes), além do Hamilton, mais maduro e experiente... 2008 vai ser um ano daqueles bons, da F-1.

E os brasileiros? Rubinho... Ah, Rubinho... Lamentável esse fim de carreira, pilotando o caminhão da Honda. Massa... Well, acho que agora a Ferrari vai carimbar na testa dele a sentença: Segundo Piloto, e aí ferrou tudo. Restam aos outros, vamos ver no que dá. Mas acho que o Bruno Senna ainda vai ter que melhorar muuuuito... Ele é bom, mas não é o tio.

É, espero que em 2008 eu tenha mais tempo para assistir automobilismo. Em 2007 foi ver uma cena ou outra, e ouvir muito Buteco Racing. Quem sabe, em 2008 eu possa dar mais pitacos nos emails para eles?

Marcadores: , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home