04 outubro 2007

Fórum de Software Livre do Rio de Janeiro - eu falei por lá!

Hoje eu fiz duas coisas que nunca fiz anteriormente na minha vida, que foi a participação em um evento de software livre - como palestrante... E a outra foi pedir um empréstimo. Falo da primeira agora.

Vamos à primeira: Estou sempre muito cheio de coisas para fazer. O meu trabalho me sobrecarrega muito, e as demandas são sempre acima do que posso executar. Logo... Tô ferrado, todo o tempo. Mas semana passada chegou um convite, via Hostnet, para participar no painel acadêmico do V Fórum de Software Livre do Rio de Janeiro. Puxa, eu nunca consegui ir ao fórum, e agora... Vou falar num? Nossa... Mas resolvi topar a parada.

Confesso que não dei muito crédito, e as demandas da obra também levaram o meu pouco tempo livre embora. Logo, cheguei ao Clube de Engenharia hoje sem uma apresentação gerada em OpenOffice de forma apropriada. Lamento não ter me preparado melhor, logo falei de improviso. Claro, pensei anteriormente em alguma coisa para comentar, mas foi a maior parte de improviso. E parece que me saí bem, pelo que ouvi de outras pessoas falando... Acho que consegui explicar rapidamente a nossa situação na FAETEC, nosso histórico, idéias, projetos e futuro.

O debate foi muito interessante, já que estavam presentes o (quase eterno) diretor do Departamento de Informática do IME-UERJ, Alexandre Rojas (que foi meu chefe em 2000, quando lá fui professor contratado, e trabalhou com meu pai em Furnas), José Antônio Xexéo, do Bennett (onde meu pai formou-se em economia), Manoel Pinho, do IME, cujo script de conexão ao Velox eu usei por um bom tempo (gambiarrei um pouco tb, hehehe), fora o prof. Tanaka, da UniRio, e o Henrique, da Associação Nacional de Estudantes de Pós-Graduação. Os projetos são muito interessantes: O que a UERJ desenvolveu, com thin clients e uso de Linux nos laboratórios, é sensacional. O que a UniRio tem desenvolvido em Sistemas de Informação é muito interessante. Projetos como o Currículo Livre é algo pelo qual pretendo brigar na escola. Fiz anotações a respeito, mas o mais importante é que temos que trocar idéias. E temos que arrumar tempo para trocar figurinhas: Com o IME, com a ANPG, com a UERJ, com o Bennett, com todo mundo. Mas se depender dos meus colegas de trabalho, vamos ficar só reinstalando imagem o ano todo... E os meus servidores estão largados. Ainda bem que rodam Linux, e já se vão 44 dias, 14 horas e 25 minutos de uptime... Muuuuita coisa eu quero fazer com eles, mas não temos tempo.

E o bom dos eventos de software livre, segundo o Cesar, não é assistir as palestras, mas sim ir rever a turma que você conhece. Bem que eu queria ver algumas outras palestras, mas minha impossibilidade de tempo vai me impedir de participar do fórum. Mas valeu também por rever gente como o Flávio (que estudou comigo na UFRJ), KurtKraut (cujo guarda-chuva eu devolvi), o Álvaro (Turicas), LSilva, o Estranho e outras figuras. Isso, fora outras pessoas que esqueci o nome, e outros que conheço de vista. Ainda dá para falar que vi o Maddog, mas não consegui tirar uma foto com ele, e fiquei sabendo que na Olimpíada de Algoritmos, a minha escola tirou o 1o lugar (a coordenadora estava eufórica, mandou um SMS falando isso ainda há pouco). Muito bom.

Bem, é isso. Queria que a apresentação tivesse sido melhor, mas não me preparei como deveria, e nem fiz muita força. Dessa vez me saí bem, falando de improviso. Mas, numa próxima vez, tratarei de bolar alguns slides para fazer uma presença mais caprichada. E grato à Hostnet, pelo contato e o convite, espero ter cumprido à altura o que me foi pedido.



PS: Alguém sabe se o John Hall (tio "Cachorro Louco") fixou residência no Brasil? Ele vive aqui dando palestra... Ele está o maior arroz-de-festa, e eu acho isso um barato, já que ele é super-simpático, e tem penetração para falar de SL por aí. Afinal, o coroa já mexia em Unix enquanto eu nascia. Meus kudos a ele.

Marcadores: , , , ,

0 Comments:

<< Home