02 novembro 2007

Os filmes que eu quero ver e não vi ainda

Estava lendo uma entrevista com o autor de um livro sobre o "seu" Ernesto Guevara, o Che (ícone pop de uma geração sem noção), e lembrei do filme Diários de Motocicleta, que ainda não vi e quero ver. Daí para fazer uma lista de filmes que eu ainda não vi mas quero ver, foi um pulo. Lá vai:
  • Diários de Motocicleta
  • Carandiru
  • Todos os filmes do Kevin Smith que eu ainda não vi: O Balconista 1 e 2, Jay e Silent Bob Strikes Back, entre outros.
  • O ano em que meus pais saíram de férias
  • Meu tio matou um cara
  • Pequena Miss Sunshine
  • O Ultimato Bourne
  • O Ilusionista
  • Blade Runner - edições novas do mesmo filme (bacana) de sempre.
  • Tropa de Elite
Entre muitos outros filmes.

Alguns eu cheguei a conseguir uma cópia, mas ainda não assisti. Dá para ver que a maioria é nacional, certo? Não, não é que eu dê preferências a produções estrangeiras, é que realmente não calhou (*). Cidade de Deus é outro que eu não vi, e não faço questão de ver, assim como Olga (rodado ali, em Bangu).

Tem que acabar aquele discurso de que o filme nacional só é bom se faz você pensar muito, ou se não tem uma emissora de TV por trás. Cinema tem que divertir principalmente. Se faz pensar (como "Mulholland Drive", do David Lynch), aí são outros 500.

Blade Runner, por exemplo, faz tempo que eu vi, e é um filme que eu adoro. Mas não lembro se vi as versões do diretor, acho que não. Vale para rever também o Edward James Olmos, magro, de bigode e dobrando origamis. Ainda tem o tal do Cidade dos Sonhos (o "Mulholland Drive", que citei aí em cima) e mais alguns. Se eu lembrar, posto aqui depois a lista.



(*) Um amigo meu, cinéfilo (e por conseqüência, chato, como todo cinéfilo) que diz que eu sou americanizado porque a maioria do que vejo é produção estadunidense... Dispensável dizer que eu quase agredi o arrogante pretenso crítico cinematográfico.

Marcadores: , ,

0 Comments:

<< Home