28 dezembro 2007

Um brevíssimo comentário sobre política internacional

Eu sempre gostei de ler sobre política internacional, e sobre outros países. A seção "Mundo" do jornal sempre foi uma das minhas favoritas. E fico triste com a morte por atentado, da líder oposicionista do Paquistão, Benazir Bhutto. Essa mulher merece os meus kudos. Afinal, ela conseguiu ser primeiro-ministra num país muçulmano, o que é um feito inédito, visto que a cultura muçulmana é ainda mais machista do que a cultura "cristã" ocidental (entre aspas porque Cristo sempre valorizou a mulher, não a colocou em segundo plano).
A desculpa do governo local é risível: Ela morreu depois de ter batido a cabeça no teto do carro. Fala sério, isso é desculpa? Nem o filho da vizinha acredita nisso. E a quem interessa? A manutenção do status quo, jogam a coisa para cima da Al-Qaeda, gente ligada aos talibãs (o Afeganistão é logo ali, e tem gente que ainda não engoliu o fim do regime talibã), etc.
E agora, José, ops, Musharraf? Agora há um problemão nas mãos, já que ela será vista como mártir (mesmo acusada de corrupção, ela é adorada pelo povo), e o ex-primeiro-ministro exilado, e que voltou recentemente (Sharif), terá apoio popular... Ih, aquela região, que sempre foi complicada, vai ficar ainda mais. Só para lembrar, Índia e Paquistão tem armas nucleares, aviação desenvolvida, entre outras coisas, por causa da lendária briga pela região da Cachemira, e os dois países vivem em pé-de-guerra.

Ai ai... Vamos ver no que isso vai dar, e esperar que seja o melhor.

Marcadores: , , , , , ,

0 Comments:

<< Home