07 dezembro 2007

OpenDNS na rede da escola

Sem ninguém saber, troquei os DNS que resolvem os nomes para nós pelos números 208.67.222.222 e 208.67.220.220, que são os IPs do serviço (gratuito) do OpenDNS. Depois de brigar com alguns DNS, resolvi trocar, abrir uma conta no serviço deles, e cadastrar o IP do servidor da escola.
Aproveitei para estabelecer alguns bloqueios (sites pornográficos, phishing, coisas do tipo), customizar um monte de coisas... Gostei dos recursos que eles tem: Várias opções de relatórios (e a opção de baixá-los como tabela, arquivo CSV, formato de impressão, etc), recursos para customização do sistema de busca deles (que é o que eles retornam, afinal, tem que fazer dinheiro de algum lugar), suporte a IPs dinâmicos, entre outras coisas.
Nosso arranjo permite que o meu caching nameserver (que vai virar um DNS em 2008) fale somente com os DNS do OpenDNS, e dessa forma, vamos impedindo o que alguns tentam acessar (inclusive sites de proxy), gerando relatórios e melhorando o nosso desempenho no geral.
Graças aos amigos do Ubuntu-RJ, vamos começar uma experiência que, se funcionar, será uma prova de conceito para acelerar o desempenho da Internet. Basicamente, tunelar via SSH com compressão via gzip tudo que vai para o Squid da escola, e com isso esperamos ganhar alguma coisa em desempenho. Vamos ver, depois conto mais.

Marcadores: , , , , , , ,

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home